Nova frente fria ameniza o calor e derruba temperaturas em Rondônia

peixe-post-madeirao-48x48

Nova frente fria ameniza o calor e derruba temperaturas em Rondônia

peixe-post-madeirao

Frente fria já é a terceira registrada no estado em 2024 , mas não deve durar por muito tempo. Na segunda-feira (27), a massa de ar polar começa a ir embora e as temperaturas voltam a subir em Rondônia. Friagem em Vilhena (RO).
Iury Lima/Rede Amazônica
A sequência de calor em Rondônia deve ser amenizada por uma nova friagem que chegou neste fim de semana. No Cone Sul do estado, em Vilhena, o sábado (25) amanheceu com 17°C.
Porto Velho também registra tempo fresco, registrando 24°C na manhã de sábado. A previsão do tempo indica que as temperaturas do sábado e domingo (26) não devem passar dos 30°C na capital e 26°C em Vilhena.
Outras cidades como Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes tem mínimas previstas entre 21°C e 23°C neste fim de semana. A frente fria já é a terceira registrada no estado em 2024 , mas não deve durar por muito tempo.
De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a explicação para tantas frentes frias, em períodos tão curtos de tempo, é o enfraquecimento do bloqueio atmosférico que permite que massas de ar polar avancem ao Norte do Brasil.
Na última friagem em Vilhena, os termômetros chegaram a 14,4°C: a menor temperatura registrada no estado em 2024. O registro surpreendeu os meteorologistas que tinham como previsão mínima 16°C.
Segundo o Censipam, na segunda-feira (27) a massa de ar polar começa a se dissipar e as temperaturas voltam a subir em Rondônia.