//

Magia e tradição com Az de Ouro no Arraial Flor do Maracujá

peixe-post-madeirao-48x48

Magia e tradição com Az de Ouro no Arraial Flor do Maracujá

peixe-post-madeirao

Boi-bumbá Az de Ouro se apresenta no dia 27 de junho, às 21h30, no Arraial Flor do Maracujá

No dia 27 de junho, às 21h30, a Arena do Flor do Maracujá receberá uma das mais tradicionais manifestações culturais de Porto Velho: a Agremiação Folclórica Cultural Nação Az de Ouro, conhecida como Boi-Bumbá Az de Ouro. Fundado em abril de 1991, o grupo promete encantar o público com suas cores vibrantes na 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, que acontece de 21 a 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. O evento é organizado pelo governo de Rondônia.

Ensaios e Destaques

O Boi-Bumbá Az de Ouro se destaca por suas cores oficiais, azul e branco, e é composto por 100 integrantes, incluindo figuras importantes como a porta-estandarte Rania Cavalcante e a sinhazinha da fazenda Kary Ferreira. Outros personagens de destaque são a rainha da marujada, sinhazinha, boi evolução, pajé, cunhã-poranga e rainha do folclore. Os ensaios ocorrem de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, na Associação de Moradores do Cristal da Calama (Amac).

Importância Cultural

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca a relevância cultural do evento, que é reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado. “O Arraial Flor do Maracujá promove nossa cultura e tradições. O estado busca estimular o comércio e gerar oportunidades de emprego para os moradores da região. O sucesso desse evento é resultado do engajamento dos grupos em realizarem apresentações grandiosas”, ressaltou.

Tradição de A a Z

A história do Boi-Bumbá Az de Ouro começou durante uma descontraída jogatina de baralho entre amigos, quando uma carta de “az de ouro” foi jogada na mesa, inspirando o nome do boi. Fundado por Raimundo Guedes, hoje a agremiação é liderada por sua filha, Andréia Guedes, que assumiu a presidência após o falecimento do pai, mantendo viva a paixão e o legado familiar.

“A expectativa para a apresentação deste ano é imensa. Temos nos dedicado intensamente nos ensaios e estamos preparando um espetáculo ainda mais vibrante e emocionante para o público. Cada detalhe, desde as coreografias até as fantasias, foi cuidadosamente pensado para honrar nossa tradição e encantar todos os presentes. Estamos ansiosos para mostrar a beleza e riqueza cultural do Boi-Bumbá Az de Ouro no Arraial Flor do Maracujá”, disse Andréia.

Celebração da Cultura

Cada apresentação do Az de Ouro é um espetáculo de cultura, história e emoção, reunindo danças coreografadas, músicas tradicionais e uma narrativa que celebra a rica herança cultural da região. Para quem deseja vivenciar uma noite de pura magia e tradição, a apresentação do Boi-Bumbá Az de Ouro é imperdível. Mais do que um show, é uma celebração da cultura e da comunidade, dando continuidade a uma paixão que atravessa gerações.

O secretário de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Junior Lopes, convida a população a participar do evento. “Venham prestigiar o Arraial Flor do Maracujá e se encantar com a beleza e diversidade das manifestações culturais. É uma festa para toda a família, cheia de alegria e tradições”, destacou.