//

Porto Alegre: linhas de ônibus atenderão novas localidades na segunda

peixe-post-madeirao-48x48

Porto Alegre: linhas de ônibus atenderão novas localidades na segunda

peixe-post-madeirao

Transporte público já retomou 94% das viagens anteriores

A linha de ônibus A05 de Porto Alegre (RS) passará a ligar, emergencialmente, o bairro Anchieta e a região da Ceasa à estação terminal Aeroporto, da Trensurb, a partir desta segunda-feira (17). Essa mudança visa facilitar o deslocamento dos moradores das áreas mais afetadas pela cheia do Rio Guaíba, ocorrida em maio. A linha alimentadora Terminal Trensurb Indústrias retomará suas atividades na sede original após a situação de calamidade pública.

Frequência e Gratuidade

As viagens da linha A05 serão realizadas a cada 20 minutos, das 6h às 20h. O transporte integrado oferece gratuidade para quem embarcar em outra linha do sistema público dentro de 30 minutos.

Novas Ampliações

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), as linhas transversais T5 e T11 também ampliarão seu atendimento na região até a rótula da Avenida das Indústrias com a Severo Dullius. O terminal dessas linhas será na estação Aeroporto do Trensurb, na Avenida dos Estados.

Consultas e Orientações

A SMMU alerta que a circulação de veículos de ajuda humanitária nos corredores exclusivos de ônibus pode afetar a regularidade das operações. Recomenda-se que os passageiros consultem o aplicativo Cittamobi, disponível para iOS e Android, para atualizações sobre linhas, rotas alteradas e localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota.

Retorno das Atividades

O transporte público em Porto Alegre já alcançou 94% da oferta de viagens comparado ao período anterior à enchente. A prefeitura informou que a demanda de passageiros chegou a 88% do volume de usuários transportados antes do evento climático.

Outras linhas de ônibus, como T3, T8 e T12, voltaram a operar neste sábado (15) no terminal original na Avenida Polônia, na rua Voluntários da Pátria, no bairro São Geraldo.

“Ampliamos o transporte público a cada dia, na medida em que as vias vão sendo liberadas”, disse o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, em nota.