O Exército Brasileiro, através do Instituto Militar de Engenharia (IME), e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) firmaram um acordo de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação. O objetivo é a implantação do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (IPEAM) – IME da Amazônia – para impulsionar soluções tecnológicas inovadoras para a região.
A cerimônia de assinatura, realizada em 23 de janeiro, contou com a presença de autoridades como o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e o Comandante do Exército, General Tomás Miné Ribeiro Paiva. A iniciativa busca fortalecer a presença do Estado na Amazônia e corrigir desigualdades, gerando oportunidades para a população local.
A parceria integrará recursos e expertise do IME e do CENSIPAM em áreas como ciência, tecnologia, defesa e sustentabilidade. Serão realizados estudos, oficinas e outras ações colaborativas para gerar soluções aplicáveis à proteção e ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

O IPEAM, formalizado pela Portaria Cmt Ex nº 2.350, de 24 Out 2024, atuará como um destacamento do Departamento de Ciência e Tecnológica (DCT), focando na formação de recursos humanos e no desenvolvimento de pesquisas estratégicas para a defesa nacional e as necessidades específicas da região amazônica. O Comandante do IME, General de Divisão Galdino, destacou que o instituto envolverá seus pesquisadores em programas de mestrado e doutorado em parceria com universidades locais.
Autoridades ressaltaram que a cooperação potencializa a capacidade de preservação ambiental e de monitoramento estratégico da Amazônia, elevando o nível tecnológico na região e fortalecendo a soberania nacional. O Comandante Militar da Amazônia, General Viana Filho, enfatizou que a parceria irá catalisar pesquisas que fomentarão a base industrial de defesa na região.

Com informações do Portal Amazônia.












