Rondônia em alerta! A primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2024 traz previsão de chuvas intensas e ventos fortes para o estado
Chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento, devem marcar o início da semana em Rondônia. O cenário ocorre devido à atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2024, associada à passagem de uma frente fria, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, é um sistema que forma uma grande faixa de nuvens carregadas entre a Região Norte e o Sudeste do Brasil. Ela transporta muita umidade da Amazônia e do oceano, o que favorece chuvas frequentes e, em alguns momentos, fortes, principalmente durante o verão.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta de chuva intensa válido até a noite de quarta-feira (7). A previsão indica volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos fortes que podem chegar a 100 km/h. Há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupção no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.
De acordo com o Inmet, a partir desta terça-feira (6), Rondônia deve ter chuva ao longo do dia, com períodos de maior intensidade. Em algumas áreas, o volume pode ser alto em pouco tempo, aumentando o risco de alagamentos e transtornos. Além de Rondônia, a ZCAS também influencia o tempo em estados como Acre, Amazonas, sul do Pará, Tocantins, Goiás e São Paulo. No Sul do país, o tempo fica mais firme, com menos chuva, por causa de um sistema de alta pressão.
Para se proteger da forte chuva, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil recomendam: “Em situações de destelhamento causado por ventos intensos, é aconselhável procurar abrigo debaixo de uma mesa ou cama para evitar possíveis danos causados por cacos e fragmentos de telhas.” Também é importante evitar permanecer próximo a canos, janelas e portas metálicas durante tempestades com raios e não utilizar equipamentos elétricos conectados à tomada.
No trânsito, é fundamental manter a atenção nas condições do veículo, com freios e pneus em dia, e dirigir com cautela. Para motociclistas, a recomendação é evitar circular sob chuva intensa e utilizar equipamentos de proteção. Pedestres devem atravessar em locais seguros, como faixas e semáforos.
Em casa, mantenha a manutenção da residência em dia, limpando calhas e verificando a fixação do telhado. “Mantenha uma atenção constante à manutenção da residência: faça a limpeza regular das calhas e certifique-se de que o telhado esteja firmemente fixado”, orientam os órgãos de segurança.
Com informações do G1









