YouTube vai usar inteligência artificial para proteger adolescentes na plataforma, identificando usuários menores de idade no Brasil
O YouTube anunciou nesta terça-feira (27) que implementará inteligência artificial para identificar usuários com menos de 18 anos na plataforma. A iniciativa, segundo a empresa, visa reforçar as medidas de segurança voltadas aos adolescentes.
O recurso já está em funcionamento desde o ano passado nos Estados Unidos e em alguns países europeus, e será expandido para o Brasil, Cingapura e Austrália “nas próximas semanas”.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Para identificar os usuários menores de idade, o YouTube informou que a IA analisará diversos sinais, como os tipos de vídeos pesquisados, as categorias de conteúdo assistidas e a “longevidade da conta”.
Quando o sistema identificar um usuário menor de idade, a plataforma aplicará automaticamente medidas de proteção, incluindo:
- desativação da publicidade personalizada;
- ativação de ferramentas de bem-estar digital;
- aplicação de salvaguardas nas recomendações de conteúdo, com limites para visualizações repetitivas de determinados tipos de vídeos.
A empresa esclareceu que, caso o sistema identifique erroneamente um usuário como menor de idade, será possível comprovar a maioridade por meio de verificação, utilizando cartão de crédito ou documento de identidade oficial.
LEIA TAMBÉM:
- Google aceita pagar US$ 68 milhões em processo por espionagem de seu assistente virtual
- Vazamento expõe dados internos da Nike, diz site
- Nada de arroz: saiba o que fazer se o celular cair na água
- Entenda nova regra que exige confirmação de idade de usuários por sites e aplicativos
- Vídeos de alimentos e objetos falantes criados com IA inundam as redes
- Meninas expõem rotina de casadas no TikTok
Com informações do G1










