Youth Climate Leaders: Conheça o projeto que promove debates sobre o clima e sustentabilidade na Amazônia

peixe-post-madeirao

Youth Climate Leaders: Conheça o projeto que promove debates sobre o clima e sustentabilidade na Amazônia

peixe-post-madeirao
ycl_youth_climate

O objetivo do projeto é combater o desemprego estrutural relacionado à crise climática

Desmatamento, queimadas e aquecimento global. Esses termos têm sido cada vez mais debatidos em fóruns e convenções nacionais e internacionais. E o motivo não é uma simples coincidência: Por exemplo: o desmatamento na Amazônia no ano de 2021 foi o pior dos últimos 10 anos.

Os dados acima são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, o Imazon. Ao todo, foram 10.362 km² de mata nativa destruída, o equivalente à metade do estado do Sergipe.

Além disso, o desmatamento e incêndios chegaram em uma proporção em que a Floresta Amazônica está emitindo mais gases de efeito estufa do que o volume de dióxido de carbono que a vegetação absorve.

Foto: Jak Wonderly/Nat Geo Image Collection

Esses e outros fatores contribuem para o surgimento de projetos da região que tenham a pauta climática como foco.  Um estudorealizado pelo Ipec Inteligência em 2021 constatou que a maioria dos brasileiros considera a questão do aquecimento global importante e se preocupa com o tema, mas apenas 21% considera saber muito sobre o assunto.

No mais, 77% dos entrevistados consideram mais importante proteger o meio ambiente mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos e 90% acreditam que o aquecimento global pode afetar as futuras gerações.

A pesquisa teve a participação de 2600 pessoas e ocorreu entre os dias 28 de setembro a 1 de novembro de 2021.

Nesse contexto, o Portal Amazônia entrevistou o Youth Climate Leaders, que tem como um dos principais objetivos combater o desemprego estrutural relacionado à crise climática.

Foto: Reprodução/YCL

Criada a nível mundial no ano de 2018, Youth Climate Leaders busca capacitar e conectar jovens com redes e oportunidades de construírem uma carreira na área de clima e sustentabilidade, e tem como objetivo empoderar 1 milhão de jovens para liderar projetos climáticos até 2030.

O coordenador do Hub Amazonas, que comanda as operações a nível local, Antônio José de Paula Barroso Neto explica as ações realizadas pelo projeto:

“Acreditamos que é possível catalisar a inserção profissional de jovens através da educação com jornadas de aprendizagem em clima e fazendo a ponte com organizações que já atuam no setor. Depois de passarem pelos programas da YCL, dentre cursos e capacitações, participantes passam a fazer parte da Rede YCL, uma comunidade com membros de diferentes áreas de expertise que se encontram dentro de uma plataforma de interação com mais de 600 membros, onde acessam vagas de trabalho, conteúdos relacionados a clima, treinamentos e eventos gratuitos por meio da plataforma YCL.”

explicou Antônio.

Hub Amazonas

Um hub é um espaço de inovação que se caracteriza por um ambiente onde pessoas de diversos meios se encontram para estabelecer conexões e gerar negócios. O Hub da Youth Climate Leaders Amazonas, conhecido como YCL Amazonas, teve início no final de 2020.

Ainda em outubro do mesmo ano, o Hub foi selecionado para o edital do Fundo Casa Socioambiental, organização que busca promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.

Desde então o YCL Amazonas promoveu 11 eventos dentre lives, rodas de conversa e mini documentários. Atualmente 6 jovens compõem o Hub Amazonas.

Alcance

Nos eventos realizados de maneira online, devido à pandemia, o YCL Amazonas alcançou 4000 pessoas com seus eventos e mais de mil com os projetos, além de 10 jovens da Amazônia que foram bolsistas integrais no Curso YCL.

Para 2022, Antônio relata que há planos para alcançar mais pessoas,  “considerando participação em fóruns e pautas locais, no intuito de cada vez mais levarmos nossas atividades na ponta e promover visibilidade para jovens lideranças locais, bem como problemas que são invisibilizados para as comunidades tradicionais e zonas periféricas da região metropolitana de Manaus”, acrescentou.

 Impacto social

Por ser de fundamental importância para a biodiversidade e manutenção de vários ecossistemas do planeta, a Amazônia está no centro de debates da agenda do clima.

Contudo, de acordo com o coordenador, a realidade local não é pautada em políticas públicas afirmativas e ações de empresas privadas voltadas na responsabilidade ambiental na região da Amazônia Legal.

Por esses motivos, o YCL tem intuito de poder alcançar mais o público regional e provocar impactos significativos na sociedade, uma vez em que ao longo dos últimos anos, jovens amazônidas tem tido uma pequena participação quando comparada à outras regiões, como a sudeste.

Objetivos

Com o retorno gradual das atividades presenciais no Amazonas e a expansão do projeto, Barroso  ressalta os objetivos a curto e longo prazo:

“Nossos objetivos a curto prazo consistem em se estabelecer cada vez mais localmente[…], nos conectar com mais organizações locais que possuam mesmos valores e propósito que nós no intuito de promover um ecossistema cada vez mais representativo e consolidado no que tange a pauta de mudanças climáticas. A longo prazo, é catalisar o ecossistema climático local engajando escolas, universidades e organizações diversas para proporcionar treinamentos e oportunidades para os jovens locais atuarem em projetos nas variadas áreas da economia climática.

finalizou.

Fonte: Portal Amazônia