Com o objetivo de desenvolver instrumentos de gestão que colaborassem com um ambiente profissional mais saudável, o governo de Rondônia em parceria com o Conselho Estadual de Saúde promoveu um workshop sobre os direitos à saúde mental no ambiente de trabalho, abordando como identificar sinais de esgotamento físico e mental, além de dinâmicas à prevenção e promoção do cuidado mental entre os profissionais. O evento ocorreu na quinta-feira (28), em Ji-Paraná, voltado para os conselheiros do município.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os eventos impulsionam a saúde mental, fortalecendo a capacidade dos conselheiros de implementação de políticas públicas mais humanizadas e alinhadas às necessidades das comunidades.
A diretora executiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Amanda Diniz, ressaltou a importância da iniciativa que capacita gestores e profissionais a adotarem estratégias eficazes para promover um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade de vida dos trabalhadores e, consequentemente, na excelência dos serviços prestados à população. “Quando cuidamos da saúde mental dos profissionais, fortalecemos toda a rede de atendimento. “Capacitando-os a implementar estratégias que promovam um ambiente de trabalho saudável, isso não só melhora a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também impacta diretamente na melhoria do atendimento oferecido à população”, afirma.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os eventos desta natureza impulsionam a todos para com os cuidados da saúde mental. “Temos investido em projetos e campanhas no sentido de implementação de políticas públicas mais humanizadas e alinhadas às necessidades dos nossos servidores e das comunidades”, salientou.
PROGRAMAÇÃO
Uma dinâmica foi realizada com os conselheiros municipais, na qual eles formaram grupos com temas específicos para desenvolver e aplicar, na prática, métodos e ferramentas voltadas para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho em suas respectivas regiões. Após a elaboração, cada grupo apresentou suas propostas, que foram avaliadas pelos demais participantes para decidir a validade das tratativas sugeridas.
E o produto final do workshop foi a apresentação de um relatório com propostas para melhorar a assistência aos trabalhadores quanto aos agravos de saúde mental.
Para o coordenador da comissão de saúde mental do Conselho Estadual de Saúde e psiquiatra, Robison Cardoso, a dinâmica teve como objetivo o incentivo à troca de experiências, o trabalho colaborativo e a criatividade na procura por estratégias para a melhoria do cuidado mental.
O post Workshop promove diálogo sobre os direitos à saúde mental no ambiente de trabalho em Ji-Paraná apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.