A Microsoft parece estar determinada em lançar o Windows 10X no último trimestre deste ano, depois de ter adiado a chegada da versão simplificada do seu sistema operativo para poder levar a cabo alguns ajustes necessários à melhoria das suas capacidades. Mais ainda, a gigante americana deseja ter uma versão consistente do Windows 10X já no final desta primavera para depois limar apenas algumas arestas.
Esta versão do popular sistema operativo é destinada aos dispositivos com capacidades de hardware mais reduzidas, tendo todo o potencial para ser um sucesso entre os donos de computadores menos poderosos que têm dificuldade em lidar com a versão tradicional do Windows 10.
O Windows 10X pretende ser a opção de eleição para quem usa sistemas com hardware mais antigo, tendo fundamentalmente em vista os mercados de equipamentos pré-construídos e educacionais. Tratando-se de uma versão bastante simplificada do Windows 10, vai correr de forma bastante suave nos equipamentos mais limitados.
O interface e funcionalidades desta nova versão do SO foram desenhados para oferecer os essenciais da computação moderna, sem as complicações necessárias para tarefas de alto desempenho. No centro da experiência estarão as web apps e o navegador Microsoft Edge, que a companhia considera ser a melhor ferramenta para quem deseja realizar apenas funções mais básicas.
Existem algumas semelhanças entre este Windows 10X e o ChromeOS, sendo que a Microsoft nunca escondeu que esta é a sua resposta aos Chromebooks, que cada vez mais têm assimilado parte da sua fatia de mercado. Com esta versão do Windows, a Microsoft acredita poder criar um produto de sucesso que pode vir a beneficiar uma porção considerável de utilizadores, especialmente em mercados periféricos.
A grande dificuldade da gigante americana será convencer os utilizadores de que esta é uma versão do Windows 10 com valor próprio e que vale o seu dinheiro, e não apenas uma versão simplificada do SO tradicional que poucos terão interesse em adotar.
Fonte: Technet











