Linha de produção da Volkswagen em Wolfsburg
A Volkswagen informou seus funcionários, nesta quarta-feira (22), sobre a possibilidade de interrupções na produção devido a dificuldades na cadeia de suprimentos, em especial a escassez de chips. A situação é agravada por tensões geopolíticas e decisões governamentais que afetam a estabilidade do fornecimento desses componentes essenciais para a indústria automotiva europeia.
Impacto da disputa Nexperia
O alerta da Volkswagen surge em meio a preocupações sobre o impacto da intervenção do governo holandês na Nexperia, fabricante de chips de capital chinês. A medida, justificada por questões de segurança e propriedade intelectual, levou a China a restringir a exportação de produtos acabados cruciais para as montadoras europeias.
Segundo a Reuters, a Volkswagen comunicou internamente que, até o momento, a produção não foi afetada pela falta de chips. No entanto, a empresa ressalvou que “em vista da situação dinâmica, não podemos descartar um impacto sobre a produção no curto prazo”.
Possíveis paralisações
O jornal alemão Bild divulgou um memorando interno da Volkswagen, indicando que paralisações na produção podem começar na próxima quarta-feira, afetando inicialmente o modelo Golf e, posteriormente, outros veículos. A Volkswagen não comentou a “especulação” sobre a data, mas confirmou que acompanha a situação de perto.
A montadora também informou que suspenderá temporariamente a produção dos modelos Golf e Tiguan em sua fábrica principal em Wolfsburg, nesta sexta-feira (24), para resolver um problema de estoque não relacionado à escassez de chips. A empresa esclareceu que essa medida não tem relação com as dificuldades no fornecimento de componentes.
O Bild também relatou que a Volkswagen iniciou conversas com autoridades trabalhistas sobre a possibilidade de implementar um programa de redução de jornada com apoio estatal, o que poderia impactar dezenas de milhares de empregados. A Volkswagen não se pronunciou sobre o assunto.