Na próxima quarta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Governo do Estado, realiza drive-thru de testes para covid-19. Qualquer pessoa que queira ser testado poderá fazê-lo em frente à Câmara Municipal de Vereadores, das 8h às 13h. Os pedestres poderão fazer a testagem aos fundos da Câmara, na avenida Rony de Castro. É necessário apresentar documento pessoal com foto e cartão do SUS. O teste realizado terá coleta por meio de swab (cotonete estéril) nasal.
“A testagem em massa é uma orientação da Organização Mundial da Saúde e é de suma importância para o controle da pandemia. A partir do diagnóstico rápido a pessoa, que em alguns casos pode estar assintomática, já fica em isolamento e assim conseguimos diminuir a proliferação do vírus. Nós estamos passando novamente por um momento muito delicado, com um número semanal muito alto de novos casos positivos. Por isso, é importante a testagem em massa e o avanço na vacinação”, assegura a enfermeira e secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.
Suspeitos
O coordenador da Atenção Básica, José Aparecido, destaca que todos que se considerarem suspeitos devem fazer a testagem. “E, quando estiver na sua vez de ser vacinado, procure a unidade de saúde que estiver realizando a vacinação. Quanto mais pessoas vacinadas com as duas doses, mais rápido passaremos por esse período tão difícil”, garante.
Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena, salienta a parceria com o Governo do Estado para que a iniciativa aconteça, assim como já ocorreu em outros municípios: “Toda a equipe da nossa Saúde está empenhada em buscar o melhor para que possamos passar por esse momento e voltarmos à normalidade. Mas, para que isso aconteça de forma mais rápida, é preciso que a população também se empenhe em manter as medidas possíveis de distanciamento, uso de álcool em gel, higienização das mãos, evitar levar as mãos ao rosto quando estiver fora de casa”.










