Vilhena, Rondônia: Apicultura em Ascensão e Destaque na Produção de Mel, Confirma IBGE

peixe-post-madeirao-48x48

Vilhena, Rondônia: Apicultura em Ascensão e Destaque na Produção de Mel, Confirma IBGE

peixe-post-madeirao

Dados do IBGE mostram que Vilhena é responsável por quase 40% da produção de mel em Rondônia

Um relatório recente da Pesquisa da Pecuária Municipal (PMM) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela o crescimento notável da apicultura no município de Vilhena, Rondônia. De acordo com os números, Vilhena é responsável por uma impressionante fatia de 39,9% da produção total de mel no estado.

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) destaca que um dos principais motivos desse crescimento é o selo de certificação do Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar de Rondônia (Prove). Este programa regulamenta a instalação de Unidades Familiares de Processamento Agroindustrial (UFPA) e Agroindústrias Familiares de Processamento Artesanal (AFPA). Produtores que cumprem os requisitos estabelecidos pelo Prove podem ter acesso a benefícios fiscais e ambientais, o que fortalece seus pequenos negócios. Em Vilhena, dois produtores já receberam a certificação Prove.

Recentemente, a Coordenação da Agricultura Familiar apoiou produtores rurais interessados em adotar a apicultura em Porto Velho, capital de Rondônia. Um grupo de apicultores de Porto Velho visitou a cidade de Novo Horizonte do Oeste em busca de conhecimento técnico. Atualmente, a Seagri está produzindo as plantas necessárias para estabelecer uma pequena agroindústria em Porto Velho com base nas informações coletadas em Novo Horizonte.

Em Vilhena dois produtores são certificados pelo Prove. Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

Embora ainda esteja em estágios iniciais, a apicultura em Porto Velho tem mostrado crescimento. A Associação de Apicultores e Meliponicultores da Amazônia (Apama) já possui 48 membros, embora haja um total de 103 produtores, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric).

Vergílio Romoacir Possebom Filho, um apicultor de Vilhena cuja propriedade possui a certificação Prove, celebra os resultados da pesquisa do IBGE. Ele é um dos principais produtores do município e está envolvido na apicultura há 15 anos.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, lembra que o Governo de Rondônia também apoia pequenos produtores por meio de feiras realizadas no Palácio Rio Madeira e na Rondônia Rural Show, onde um pavilhão é dedicado exclusivamente à agroindústria.