Realizado na última sexta-feira, dia 22, na escola municipal Angelo Mariano, o evento “Cidadania Rural” contou com a participação de centenas de produtores rurais de Vilhena e região. Organizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Rondônia em parceria com a Prefeitura de Vilhena e diversas outras entidades, o evento contou com uma extensa programação oferecendo vários serviços sociais, palestras e atendimentos gratuitos.
“Essa parceria com todos os órgãos trabalhando em prol do produtor rural é de grande importância, pois através dessas capacitações eles terão a possibilidade de melhorar sua renda”, destacou o prefeito Eduardo Japonês.
Ao longo do dia foram realizados exames de colo do útero, exames de próstata, testes de glicemia, aferição de pressão e vacinação. Também foram emitidas cédulas de identidade e carteiras de trabalho, bem como emissões e transferências de títulos de eleitor, além de orientações técnicas, contábeis, jurídicas e serviços de cabeleireiro.
Empreendedor
Por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), a Prefeitura ofereceu atendimento preliminar ao empreendedor, informações sobre formalização do MicroEmpreendedor Individual (MEI), emissão de documento de arrecadação do Simples Nacional do MEI, emissão do alvará de localização e funcionamento do MEI, emissão de nota fiscal eletrônica, além de simulações e cadastros para microcréditos pelo Banco do Povo e Casa do Empreender.
Inscrições
Paralelo ao evento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou o “Seminário de Fruticultura: da cultura ao empreendedorismo” com inscrições gratuitas. Algumas Agroindústrias também estiveram presentes, realizando demonstrações de produtos.
Foram parceiros do evento o Idaron, Embrapa, Seagri, Governo do Estado, Faron, Receita Federal, CRC-RO, Faperon, Sindicato dos Produtores Rurais, OAB Rondônia, Unesc, Aciv, Emater, Previdência Social, TRE-RO, Sefin, Governo Federal, Senar e Prefeitura de Vilhena.