Foguete HANBIT-Nano explodiu logo após a decolagem do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. Veja o vídeo!
Uma nova imagem, capturada por drone, registra o momento em que o primeiro foguete comercial lançado do Brasil se desfaz no ar, transformando-se em uma “bola de fogo” logo após a decolagem. A explosão ocorreu nesta segunda-feira (22), interrompendo a missão não tripulada.
O foguete sul-coreano HANBIT-Nano decolou do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, mas apresentou uma anomalia pouco tempo depois. O registro em vídeo, feito pelo youtuber Pedro Pallotta, do canal Space Orbit, mostra também destroços caindo após a explosão.
“O foguete explodiu. Alguma coisa estourou. Tivemos cerca de 40 segundos de voo”, relatou Pedro em sua transmissão ao vivo. “Esse tipo de coisa acontece. Lançamentos podem dar certo ou errado”, completou. Durante a transmissão, foram ouvidos ruídos que podem estar relacionados à explosão, mas não há confirmação.
A Innospace, empresa responsável pela missão, exibiu a mensagem “We experienced an anomaly during the flight” (“Vivenciamos uma anomalia durante o voo”) durante a transmissão oficial. O sinal foi interrompido logo em seguida, seguindo o protocolo padrão para missões malsucedidas. O foguete chegou a atingir Mach 1 e MAX Q antes da falha.
Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Corpo de Bombeiros do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) estão avaliando os destroços e a área de impacto. A FAB investiga as causas da explosão. O CEO da Innospace, Kim Soo-jon, divulgou uma carta pedindo desculpas pelo incidente, garantindo que não houve danos a pessoas ou propriedades e que todos os procedimentos de segurança foram seguidos.
O foguete transportava experimentos científicos e dispositivos tecnológicos de instituições do Brasil e da Índia. A empresa informou que adotou o procedimento de queda controlada do veículo em uma zona de segurança terrestre, conforme previsto nos protocolos.
Com informações do G1











