Alerta de golpe! Vídeo que viralizou mostrando uma mulher sendo ‘levada’ pela ventania é falso e foi gerado por inteligência artificial

É #FAKE vídeo que mostra mulher sendo levada pela ventania; cenas foram criadas com IA
Um vídeo que circula nas redes sociais, mostrando uma mulher sendo arrastada pelo vento após sair de casa para observar um vendaval, é falso. A informação foi confirmada pelo G1, que aplicou o selo #FAKE à publicação.
O vídeo, publicado no Instagram em 29 de novembro, já acumula mais de 50 mil curtidas. A legenda questiona: “Para onde a Sandra foi?”. Uma caixa de texto sobreposta às imagens afirma: “Sandra foi observar o vendaval e desapareceu”. A publicação gerou debates nos comentários, com usuários questionando a veracidade e apontando o uso de inteligência artificial (IA). Exemplos de comentários incluem: “Isso foi real?” e “Eu odeio a IA com todas as minhas forças”.
A disseminação do vídeo ocorreu em um momento de eventos climáticos severos no Brasil, como o tornado no Paraná em novembro e o ciclone que atingiu o Sul e Sudeste em dezembro. A verificação do Fato ou Fake revelou que o vídeo foi submetido à ferramenta Hive Moderation, que apontou 99% de probabilidade de ter sido criado com IA.
Além disso, o Fato ou Fake identificou uma versão mais antiga do vídeo, publicada em 18 de novembro, com mais de 10 mil curtidas e sinalizada com as hashtags #ia e #humor. O perfil que publicou a versão original exibe diversas outras criações sintéticas e inusitadas. O Fato ou Fake já havia desmentido outros vídeos falsos de tornados no Paraná, todos criados com IA.
Com informações do G1










