Informação é com a gente!

30 de novembro de 2025

Informação é com a gente!

30 de novembro de 2025

Vestígios que condenam: os bastidores da perícia criminal brasileira

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

O que acontece quando os holofotes da mídia se apagam e só restam vestígios? É nesse espaço entre o mistério e a verdade que nasce a perícia criminal, um trabalho rigoroso, técnico e humano que transforma fragmentos em provas. Na cena do crime: por trás da fita amarela é o novo livro em que Ricardo Salada, um dos maiores nomes da perícia criminal brasileira, abre ao público as portas do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e compartilha os bastidores de décadas de investigações que marcaram o país.

Na obra publicada pelo selo Principis (Grupo Ciranda Cultural), o perito revela como é atuar nos cenários que mudaram a história policial brasileira. Ao abordar casos como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e o Maníaco do Parque, com estilo direto e acessível, ele mostra que, longe do glamour das séries de TV, a perícia envolve madrugadas em claro, raciocínio analítico e preparo emocional.

Salada apresenta ferramentas diagnósticas como o luminol, a reprodução simulada do crime e, outro fator determinante, a intuição, o chamado tirocínio, quando o olhar treinado percebe o que parece invisível. As respostas trazidas por esse trabalho não apenas expõem o que aconteceu durante o homicídio, como também mostram quem é o assassino, como age durante as situações e, por fim, do que ele é capaz.

O caso de Francisco de Assis Pereira, que ainda provoca temor e fascínio, é um lembrete de que a perícia não termina na coleta de vestígios: ela se projeta na prevenção, na análise de riscos e na permanente vigilância sobre o que a mente humana é capaz de conceber. Enquanto houver crimes, estaremos presentes, prontos para transformar vestígios em verdades.
(Na cena do crime, p.88)

O livro vai além da reconstituição de crimes emblemáticos: mergulha na rotina de quem precisa transformar a dor em dados e a dúvida em evidência. Salada aborda dilemas éticos, a pressão psicológica, a importância do trabalho em equipe e a dimensão social da perícia, que não se limita a decifrar os homicídios, mas esclarece os fatos às famílias e à sociedade, e ajuda a fazer justiça.

Didático e envolvente, Na cena do crime é leitura obrigatória para aqueles que querem fugir das investigações debruçadas em especulações midiáticas e procuram por respostas embasadas na investigação séria, ciência forense e histórias reais de como a busca pela verdade é construída.

 

Ficha Técnica:

Título do livro: Na cena do crime: por trás da fita amarela

Autor: Ricardo Salada

Editora: Principis

ISBN/ASIN: 978-65-5097-289-9

Páginas: 224

Preço: 39,90

Onde comprar: Amazon

 

Sobre o autor: Ricardo Salada é uma das maiores referências da perícia criminal no Brasil. Engenheiro eletrotécnico por formação, com especialização em criminologia, atuou por mais de trinta anos no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) e no Núcleo de Crimes Contra a Pessoa do Instituto de Criminalística de São Paulo. Em sua trajetória, esteve à frente de mais de sete mil casos de homicídio, incluindo investigações que marcaram o noticiário nacional. Salada também é palestrante em congressos e seminários sobre ciência forense em todo o país. Atualmente, atua como perito particular e mentor de novos profissionais que desejam ingressar nas carreiras periciais. É um dos especialistas do programa Perícia Lab, exibido no canal AXN.

Instagram: @peritosalada

 

Sobre o selo: Principis é o selo do Grupo Ciranda Cultural para jovens e adultos, principalmente os leitores de clássicos. São romances, novelas, contos, biografias, poemas, ensaios motivacionais e de filosofia, dos mais consagrados autores de diferentes períodos e partes do mundo – mas há também espaço para autores da atualidade. Com edições únicas, o selo busca contribuir para a construção de um mundo melhor através do acesso à literatura.

Instagram: @livrosprincipis | Youtube: @principis | TikTok: @livrosprincipis

 

Sobre o Grupo Ciranda Cultural: Há mais de 30 anos, a Ciranda Cultural trabalha produzindo livros para crianças e jovens de todas as idades, além de possuir publicações para professores, cuidadores e adultos em geral. Seu maior objetivo é inspirar famílias, elevando valores através de obras únicas e com qualidade, que são cuidadas e elaboradas por uma equipe comprometida e criativa. Para a Ciranda Cultural, o livro tem o poder de ensinar, divertir, encantar e compartilhar aventuras, sonhos e emoções, além de transformar a vida das pessoas e contribuir para a construção de um mundo melhor.

Site: www.cirandacultural.com.br

Instagram: @editoracirandacultural | YouTube: @editoracirandacultural

TikTok: @cirandacultural | Facebook: @editoracirandacultural