Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 neste domingo, 29 de setembro, intensificando a briga pelo campeonato de pilotos de 2025. O tetracampeão mundial largou na pole position e manteve o domínio ao longo da corrida em Baku, a última etapa da temporada na Europa.
George Russell, da Mercedes, e Carlos Sainz, da Williams, completaram o pódio em Baku, respectivamente em segundo e terceiro lugar.
A corrida foi marcada pelo abandono de Oscar Piastri, da McLaren, que liderava o campeonato. O piloto australiano se envolveu em um acidente logo na primeira volta e não conseguiu completar a prova. Seu companheiro de equipe, Lando Norris, também teve um desempenho abaixo do esperado, terminando em sétimo lugar.
Com a vitória, Verstappen reduziu a distância para Lando Norris, que permanece em segundo lugar no campeonato, para 44 pontos.
A McLaren, que tinha a oportunidade de garantir o título antecipado do mundial de construtores neste fim de semana, enfrentou um dia difícil em Baku.
Restam sete provas para o final da temporada: Singapura (5 de outubro), Estados Unidos, México, Brasil, Las Vegas, Qatar e Abu Dhabi.
Classificação do GP do Azerbaijão:
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- George Russell (Mercedes)
- Carlos Sainz (Williams)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
- Lando Norris (McLaren)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Oliver Bearman (Haas)
- Alexander Albon (Williams)
- Esteban Ocon (Haas)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Nico Hülkenberg (Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Oscar Piastri (McLaren) *ABANDONOU*
Próxima etapa
O Grande Prêmio de Singapura será disputado no dia 5 de outubro, no Circuito Urbano de Marina Bay.