Informação é com a gente!

14 de março de 2026

Informação é com a gente!

14 de março de 2026

Verstappen domina classificação e fatura a pole na Holanda

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que conseguiu uma grande volta no final, mas acabou 0s038 atrás do holandês. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, partirá da terceira posição, e dividirá a segunda fila com Pierre Gasly, quarto com a AlphaTauri. O grupo dos cinco primeiros será completado por Charles Leclerc, com uma Ferrari.

Carlos Sainz, companheiro de equipe de Leclerc, partirá da sexta posição na corrida em Zandvoort, enquanto Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, dividirá a quarta fila com Esteban Ocon, piloto da Alpine. Fernando Alonso, com o outro carro da Alpine, partirá da nona posição, e Daniel Ricciardo completa o grupo dos dez melhores do grid com a McLaren.

A classificação ainda contou com duas bandeiras vermelhas. George Russell, da Williams, vinha em volta rápida no Q2, tentando entrar no grupo dos dez melhores, quando perdeu o carro na curva 13 do circuito de Zandvoort, batendo a traseira na barreira de proteção. Depois, Nicholas Latifi, com a outra Williams, bateu na curva 8, encerrando o Q2 em bandeira vermelha.

O Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1 será disputado neste domingo (5), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A sessão classificatória em Zandvoort começou com temperatura em 19°C e umidade do ar em 70%, enquanto o asfalto estava em 35°C, maior temperatura do final de semana. Nicholas Latifi e Yuki Tsunoda foram os primeiros a saírem para a pista. O primeiro a registrar tempo, porém, foi Mick Schumacher, que marcou 1min12s741, com pneus macios.

Se revezaram na primeira posição Tsunoda, Latifi e Sergio Pérez, até que Verstappen marcasse 1min10s036, usando os pneus macios. A Mercedes mandou seus pilotos à pista e viu Lewis Hamilton aparecer em segundo, 0s147 atrás do holandês, e Valtteri Bottas avançar para o terceiro lugar, sendo superado por Pierre Gasly e Charles Leclerc, caindo para quinto.

Bottas melhorou seu tempo e avançou para o terceiro tempo, enquanto Hamilton baixou sua melhor marca, mas sem alcançar o tempo de Verstappen. Robert Kubica, por sua vez, avançou para o 15º lugar com a Alfa Romeo quando restavam sete minutos para o encerramento da sessão. Pouco depois, o polonês voltou à zona de eliminação ao ver Carlos Sainz subir para o oitavo lugar.

George Russell, que estava “na bolha”, avançou para o quinto lugar depois de fazer o melhor primeiro setor da pista. A sessão entrou no minuto final com muitos pilotos na pista buscando melhorar seus tempos. A Ferrari viu Charles Leclerc tomar a liderança com 1min09s829, enquanto Sainz avançou para o segundo lugar. Verstappen terminou em terceiro.

Vettel, que vinha em volta rápida, acabou atrapalhado pelos pilotos da Haas no final. Os eliminados foram Pérez, Vettel, Kubica, Schumacher e Mazepin.

Q2

A segunda parte da classificação teve início com Verstappen e Latifi partindo para a pista imediatamente após os boxes serem abertos. O holandês, com os pneus macios, fez a melhor volta do final de semana ao cravar 1min09s071. Hamilton foi à pista na sequência acabou com um tempo 0s655 mais lento em relação ao holandês.

Antonio Giovinazzi colocou a Alfa Romeo na quarta posição, ficando logo à frente de Russell. Pouco depois, Leclerc avançou para a segunda posição, ainda 0s366 atrás de Verstappen, enquanto Gasly avançou para o terceiro lugar. Pouco depois, Russell, que buscava voltar ao top-10, rodou e bateu com a Williams na curva 13, causando uma bandeira vermelha.

Após alguns minutos de interrupção, a atividade foi retomada com pouco mais de três minutos para o encerramento da sessão. Mas a sessão foi paralisada mais uma vez, agora com uma batida de Nicholas Latifi, com a outra Williams, que bateu na curva 8. Este acidente encerrou o Q2, que teve como eliminado Russell, Stroll, Norris, Latifi e Tsunoda. Verstappen foi o mais rápido.

Q3

Após algum atraso por conta das bandeiras vermelhas no final do Q2, a rodada final foi iniciada às 11h07, pelo horário de Brasília. Os pilotos, porém, levaram um minuto para deixar os boxes. O primeiro a registrar tempo foi Verstappen, que marcou 1min08s923, com os pneus macios. Bottas se colocou em segundo, enquanto Hamilton apareceu em terceiro.

Os competidores voltaram aos boxes e fizeram ajustes nos carros para a última tentativa de volta rápida. Todos voltaram à pista quando restavam pouco mais de três minutos para o final do treinamento. Verstappen melhorou seu tempo para 1min08s885, e viu Hamilton terminar 0s038 atrás de seu tempo, faturando a pole position.

Fonte: Racing Online

Página inicial / Esporte / Verstappen domina classificação e fatura a pole na Holanda