Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Vereador diz que empresa o procurou para atacar o BC a pedido de Vorcaro

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Vereador do PL acusa empresa de oferecer R$ 800 mil para difamar o Banco Central e defender Daniel Vorcaro, do Banco Master

O vereador Rony Gabriel, do PL de Erechim (RS), detalhou em entrevista exclusiva ao Estúdio i, da GloboNews, a denúncia de que foi procurado por uma empresa para gravar conteúdos defendendo o Banco Master e difamando o Banco Central – responsável pela liquidação da instituição de Daniel Vorcaro no fim do ano passado.

Questionado se o responsável pela negociação havia informado que Daniel Vorcaro era o contratante, ele respondeu que “sim, claramente”. “Tratava-se do caso do Banco Master, de interesse de Daniel Vorcaro”, afirmou, alegando ter provas da denúncia.

A defesa de Daniel Vorcaro, por sua vez, negou qualquer participação em práticas de disseminação de desinformação contra o Banco Central e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de uma investigação para apurar a propagação do que classificam como fake news e crimes contra a honra.

Rony Gabriel afirma ter registrado todas as conversas em ata notarial e o contrato digitalmente assinado. “Eu tenho, inclusive, as conversas em ata notarial em cartório e o contrato, assinado digitalmente. Eu registrei absolutamente tudo porque tudo que eu falei eu posso comprovar”, disse. “Tentaram comprar a opinião de um parlamentar”. Ele também relatou ter recebido modelos de vídeos com roteiros pré-definidos para atacar o Banco Central, com o objetivo de questionar a celeridade da liquidação do Banco Master. “Eles queriam que fizessem vídeo no sentido de descredibilizar o Banco Central para dar a entender que foi feita a liquidação do Banco Master com certa celeridade. Me mandaram, inclusive, alguns modelos de vídeos que já tinham sido feitos por outros influenciadores no sentido de que era aquele o discurso, aquele o roteiro”, afirmou.

Segundo o vereador, a proposta, feita pelas redes sociais e WhatsApp por um assessor, previa um contrato de confidencialidade de R$ 800 mil em caso de quebra do acordo. “Fizemos uma reunião via aplicativo de vídeo e, nessa reunião, ele [representante da empresa] trouxe que se tratava de um reposicionamento de imagem e que se tratava de Daniel Vorcaro, se tratava do Banco Master”, detalhou. Rony Gabriel, que possui 1,7 milhão de seguidores em uma rede social e é pré-candidato a deputado federal, divulgou uma troca de mensagens entre seu assessor e o representante da agência de comunicação.

A denúncia de Rony Gabriel, que postou um vídeo no Instagram relatando o caso em 20 de dezembro de 2025, levou a Polícia Federal a anunciar a abertura de um inquérito para investigar a contratação de influenciadores para disseminar conteúdo favorável ao Master e desfavorável ao Banco Central.

Com informações do G1

Página inicial / Economia / Vereador diz que empresa o procurou para atacar o BC a pedido de Vorcaro