Ariquemes e Ji-Paraná já anunciaram imunização da Pfizer/BioNtech. Vacina será ‘descongelada’ em Porto Velho para ser levada ao interior, que terá até cinco dias para aplicar todas as doses. Profissionais serão treinados para manusear Pfizer em Ji-Paraná
Municípios do interior de Rondônia já estão se preparando para iniciar a aplicação de mais uma vacina contra a Covid-19 em seus moradores, o da Pfizer.
Até então, a Pfizer/BioNtech estava sendo aplicada apenas na capital Porto Velho, pois o imunizante exige condições específicas de refrigeração, e o envio das doses tem sido limitado a municípios com capacidade de armazenamento.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina precisa ser armazenada a uma temperatura entre -25°C e -15°C por até 14 dias. Se a refrigeração variar de 2°C a 8°C, o prazo cai para cinco dias.
Mas como os municípios do interior vão fazer?
Ariquemes (RO), a 200 quilômetros de Porto Velho, vai iniciar a aplicação da Pfizer na próxima semana em grávidas com comorbidades e puérperas.
Ariquemes começará a vacinar com a Pfizer na semana que vem, diz prefeitura
Por causa do curto espaço de tempo de eficácia da vacina (após ser descongelada), os munícipios terão que criar uma força-tarefa para aplicar o imunizante dentro do prazo.
Segundo a prefeitura de Ariquemes, as doses da Pfizer chegarão ‘congeladas’ no estado e ficarão inicialmente no refrigerador adequado em Porto Velho. Logo depois, uma equipe vai fazer o ‘descongelamento’ e o imunizante refrigerado será enviado à cidade.
Que vacina é essa? Pfizer Biontech
Outra cidade que deve adotar a mesma logística para a Pfizer é Ji-Paraná (RO), na região central. Os profissionais de saúde receberão treinamento para vacinar os moradores na próxima semana.
Inicialmente, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Ji-Paraná deve receber 700 doses da Pfizer. Grávidas e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias serão as primeiras a receberem o imunizante na cidade.
Ministério da Saúde cogita ampliar distribuição da vacina da Pfizer
Pfizer: intervalo de três meses entre doses pode aumentar as respostas de anticorpos
Após as doses saírem de Porto Velho para o interior, todos os municípios terão até cinco dias para aplicarem a vacina no público prioritário.
Vacinas da Pfizer serão aplicadas no interior de RO
Emerson Dias/Prefeitura de Londrina/Divulgação
