Anteriormente, um período do dia era destinado exclusivamente a casos de Covid. Atendimentos de pacientes com suspeita da doença continuam sendo realizadas em três unidades na capital; veja quais. Atendimentos de rotina voltam a ser realizados em período integral nas UBS e USF de Porto Velho
Prefeitura de Porto Velho/Divulgação
Os serviços de rotina voltaram a ser oferecidos nas unidades básicas de saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Porto Velho em tempo integral. Antes, o período da tarde era destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19.
Segundo a prefeitura da capital, 16 unidades de saúde voltaram a realizar durante todo o dia – manhã e tarde – atendimentos de gestantes, pessoas hipertensas, diabéticas, idosos e crianças, entre outros serviços. Também foram retomadas as equipes de Saúde da Família nos territórios de abrangência.
As exceções são as unidades Hamilton Gondin e José Adelino que permanecem com atendimento dos casos de Covid-19 no período da tarde, e a Manoel Amorim de Matos que atende exclusivamente os casos de Covid-19.
A mudança se deu devido a necessidade de acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e a diminuição dos atendimentos de pacientes com Covid.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alerta que ainda é necessário o uso de máscaras, álcool em gel e que seja respeitado o distanciamento social.
Veja mais notícias de Rondônia
