A Fhemeron Itinerante, projeto do governo de Rondônia, realizado há três anos por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), montou o cronograma para dar continuidade às coletas a partir do mês de fevereiro. O ônibus da Fundação irá percorrer diversas cidades ao longo de 2025, para facilitar o acesso à doação de sangue. A iniciativa procura reforçar os estoques e garantir que pacientes quais necessitam de transfusões sejam atendidos de forma ágil e segura.
Ao longo dos últimos três anos, a Fundação aumentou de 6, para mais de 40, o número de municípios atendidos pelo Fhemeron Itinerante em todo o estado, sendo que, em alguns municípios existem vários pontos de coleta. Para doar, os voluntários devem estar saudáveis, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e portar um documento oficial com foto, além disso, é necessário estar bem alimentado e descansado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da ação para salvar vidas em todo o estado. “A doação é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Com as coletas itinerantes, conseguimos alcançar mais pessoas e fortalecer os estoques, garantindo que nenhum paciente fique sem atendimento por falta de sangue.”
De acordo com o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, o cronograma inclui visitas a diversas cidades, iniciando já no mês de fevereiro. “Nosso objetivo é facilitar a doação àqueles que não têm acesso diário aos hemocentros. Cada doação é essencial para salvar vidas e pedimos que a população participe ativamente”, frisou.
Com a mobilização da população e o apoio das equipes de saúde, a Fhemeron Itinerante reafirma sua função no abastecimento dos bancos de sangue do estado. A doação é um gesto simples, mas que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Doe sangue, salve vidas!
CRONOGRAMA
O cronograma da Fhemeron Itinerante inicia em fevereiro e segue até dezembro, mas está sujeito a alterações por questões técnicas.
Em fevereiro, a unidade móvel vai estar nas localidades de:
- Alvorada do Oeste e Alta Floresta d’Oeste (7 e 8/2)
- Monte Negro (14 e 15/2)
- Urupá (21 e 22/2)
HEMOCENTROS
Os hemocentros estaduais estão em funcionamento em seis municípios do estado, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena. Na Capital, a unidade de coordenação de coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e aos sábados, das 7h15 às 12h, localizada na Avenida Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial; os endereços dos demais municípios estão disponíveis no Portal da Fhemeron.