Serviços em saúde foram realizados, por meio do barco Policlínica Oswaldo Cruz (POC) Fluvial nas comunidades de Demarcação, Calama, Ressaca, Papagaio, Santa Catarina, Nazaré, Cavalcante e São Carlos.
Esta foi uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) juntamente ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), com o objetivo de levar, entre outros atendimentos, acesso à saúde mediante equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e reguladores do Sistema Único de Saúde (SUS), entre os dias 19 a 29 de setembro.
A ação resultou em 1.109 atendimentos nas áreas de clínica médica, triagem, testes de glicemia, testagens rápidas e pediatria. Também foi feita a distribuição de 1.568 medicamentos. A coordenadora do barco, Liriane Souza, ressaltou sobre a ação que, “a Unidade de Saúde POC Fluvial é uma estrutura móvel de atendimento médico e prestação de serviços em saúde, que opera em rios e canais. Estamos empenhados e trabalhando para que toda a população do Estado receba o devido atendimento com especialistas, promovendo o acesso à saúde”, afirmou.
Organização
Foi a 5ª missão realizada pelo POC Fluvial esse ano, que contou com a organização de uma equipe multidisciplinar em saúde, e cada servidor teve diversas atribuições a realizar, desde montar equipamentos, auxiliar na triagem, organizar os pacientes, distribuir medicamentos, acompanhando o usuário do Sistema Único de Saúde – SUS até o atendimento final.
Relevância
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha destacou acerca da relevância dos serviços realizados. “O objetivo da gestão estadual é poder oferecer saúde para todos, e o POC Fluvial possibilita isso, evitando deslocamentos cansativos, levando atendimento e serviços para perto da população”, concluiu.