Sebastião Salgado realizou diversas incursões para retratar o mundo misterioso da maior floresta tropical da Terra.
As obras de Sebastião Salgado são relevantes para a história da fotografia, contabilizando muitas premiações mundo afora. Seu olhar costuma documentar as mais palpitantes questões ambientais, socioeconômicas e socioculturais.
Após ter terminado ‘Gênesis’, sua exploração fotográfica da natureza ainda intacta do nosso planeta, Sebastião Salgado orientou seu olhar em direção ao seu país natal, o Brasil. A exposição ‘Amazônia’ vai até 31 de julho no Sesc Pompeia, em São Paulo (SP).
A mostra, de curadoria e cenografia de Lélia Wanick Salgado, apresenta 205 fotos em preto-e-branco inéditas no Brasil. O projeto é resultado de expedições fotográficas na Amazônia brasileira, feitas a partir do final da década de 1990, mas em sua grande maioria realizadas entre os anos de 2013 e 2019.
Salgado passou longas temporadas junto com doze comunidades indígenas isoladas, navegou no gigantesco Rio Amazonas e seus afluentes e sobrevoou a densa floresta tropical com suas fronteiras montanhosas mais áridas. O resultado é impactante.

Fonte: Portal Amazônia