A data limite para pagar a taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima: é nesta quarta-feira, dia 21. Para confirmar sua participação no exame, o candidato deve realizar o pagamento de R$ 85, podendo utilizar pix, cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário, gerado na Página do Participante.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o pagamento por Pix pode ser efetuado ao acessar o QR code disponível no boleto.
“Quem é isento da taxa de inscrição não precisa efetuar o pagamento. No entanto, a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência (na edição de 2022) não garante a inscrição no Enem 2023. De qualquer forma, é necessário se inscrever para participar”, explicou o instituto.
Datas do Enem em novembro
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi divulgado no início do mês. Este documento fornece detalhes sobre as datas e horários do exame, os documentos necessários e as obrigações dos participantes, incluindo as situações em que o candidato pode ser eliminado.
Os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Os resultados individuais serão publicados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Desempenho no Enem
O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Trata-se da principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
A prova também é usada por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes, com os resultados sendo utilizados como critério nos processos seletivos. Além disso, o exame serve como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o oferecido pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).