Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

UE convoca reunião de emergência após Trump usar tarifas para pressionar compra da Groenlândia

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Trump ameaça tarifas a países europeus para forçar a compra da Groenlândia, gerando crise e reunião de emergência na UE

A União Europeia (UE) realizará uma reunião de emergência neste domingo (18) para discutir uma resposta à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para adquirir a Groenlândia – território autônomo pertencente à Dinamarca. A medida ocorre após Trump anunciar a aplicação de tarifas sobre importações de oito países europeus, condicionando a suspensão à venda da Groenlândia aos EUA.

Trump anunciou que aplicará uma tarifa de 10% a Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia, com aumento para 25% em junho, caso não haja acordo para a compra da Groenlândia. A reunião, que envolverá embaixadores dos 27 países membros da UE, acontecerá às 17h (12h em Brasília), em Chipre, que detém a presidência temporária do bloco.

O presidente americano tem demonstrado interesse em anexar a Groenlândia desde o início de seu segundo mandato, justificando a ação como vital para a construção do “Domo de Ouro”, um sistema de defesa antimísseis que ele pretende implementar para proteger os Estados Unidos. Segundo Trump, a Groenlândia é um local estratégico para essa infraestrutura.

Líderes da UE reagiram às tarifas impostas por Trump, classificando-as como uma “perigosa escalada negativa”. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e António Costa, presidente do Conselho da UE, declararam em conjunto: “Tarifas prejudicariam as relações transatlânticas e poderiam desencadear uma perigosa escalada negativa. A Europa permanecerá unida, coordenada e comprometida em defender sua soberania”.

Kaja Kallas, chefe da diplomacia da UE, alertou que as tarifas prejudicarão a prosperidade de ambos os lados do Atlântico e desviarão a atenção do bloco de sua prioridade de resolver a guerra na Ucrânia. “A China e a Rússia devem estar se divertindo muito. São elas que se beneficiam das divisões entre os aliados”, afirmou Kallas. Ela também ressaltou que “As tarifas podem empobrecer a Europa e os Estados Unidos e prejudicar nossa prosperidade compartilhada. Se a segurança da Groenlândia estiver em risco, podemos resolver isso dentro da OTAN”.

A Groenlândia, localizada entre os EUA e a Rússia, possui grande importância estratégica, especialmente no contexto da segurança do Ártico. Os EUA já mantêm uma base militar na ilha, mas reduziram sua presença nas últimas décadas. Em resposta às ameaças de Trump, Alemanha, França, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia enviaram tropas militares para a Groenlândia na última quinta-feira (15), a pedido da Dinamarca, para avaliar possíveis contribuições militares e reforçar a segurança na região. Trump chegou a afirmar que a Groenlândia possui uma defesa “basicamente dois trenós puxados por cachorros” e que os EUA a obterão “de um jeito ou de outro”.

Com informações do G1

Página inicial / Economia / UE convoca reunião de emergência após Trump usar tarifas para pressionar compra da Groenlândia