Uber Black e Comfort terão novas regras e modelos aceitos a partir de 2026. Confira a lista completa e o que mudou!
O aplicativo de mobilidade Uber anunciou mudanças nos critérios para aceitar veículos nas categorias Black e Comfort, com uma lista atualizada divulgada em outubro do ano passado. As alterações entrarão em vigor em 2026.
Uber Black: As mudanças na categoria Black abrangem tanto o ano mínimo de fabricação quanto os modelos que não serão mais aceitos. Em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, o Volkswagen Virtus, por exemplo, só será permitido se fabricado a partir de 2025. Já modelos como Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City precisarão ter sido fabricados a partir de 2023 para operar na categoria.
A Uber chegou a remover o Citroën Basalt da lista, mas voltou atrás e o aceitará até 31 de dezembro deste ano. Para ser aceito na categoria Black, além do modelo, o veículo precisa ter ar-condicionado, quatro portas e cores permitidas (preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco). Motoristas também devem ter realizado mais de 100 viagens em outras categorias (exceto Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e manter uma avaliação média de usuários igual ou superior a 4,85.
Segundo a Uber, as mudanças foram definidas com base em pesquisas com usuários e análises do mercado automotivo. “Os veículos da nova lista foram determinados com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes na hora de escolher viagens nas categorias Comfort e Black”, informou a empresa em comunicado.
Uber Comfort: A categoria Comfort também passará por alterações em 2026, com a exclusão de alguns modelos. Assim como o Citroën Basalt, o Renault Logan havia sido removido, mas a Uber decidiu aceitá-lo até 6 de julho de 2026. As exigências para a categoria Comfort incluem ar-condicionado e quatro portas. Motoristas precisam ter mais de 100 viagens em outras categorias (exceto Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi), com uma avaliação mínima de 4,85 pontos em cidades como Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre, e de 4,80 pontos nas demais cidades.
A lista detalhada dos modelos e anos de fabricação aceitos para cada categoria pode ser consultada no site da Uber. A empresa ressalta que as mudanças visam aprimorar a experiência dos usuários e garantir um padrão de qualidade nos serviços oferecidos.
Com informações do G1











