Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

25 de janeiro de 2026

Trump faz discurso no Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Em meio a tensões diplomáticas, Trump ameaça tarifas à Europa por causa da Groenlândia e discursa em Davos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, nesta quarta-feira (21). A fala ocorre em um momento de atrito diplomático com líderes europeus, desencadeado por divergências sobre a possível aquisição da Groenlândia pelos EUA.

No fim de semana, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos provenientes da Dinamarca e de outros sete países europeus, caso persistam na oposição à compra da ilha do Ártico. “A partir de 1º de fevereiro de 2026, todos os países (Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia) estarão sujeitos a uma tarifa de 10% sobre todas as mercadorias enviadas aos Estados Unidos da América. Em 1º de junho de 2026, a tarifa será aumentada para 25%”, declarou o presidente em publicação na rede social Truth Social.

A reação europeia foi imediata. O Parlamento Europeu sinalizou a possibilidade de suspender o acordo comercial firmado com os EUA no final do ano passado, em retaliação às ameaças de Trump. Com a suspensão, a União Europeia considera a reintrodução de tarifas retaliatórias aos EUA, que poderiam atingir 93 bilhões de euros (cerca de R$ 580 bilhões), além de restrições ao acesso de empresas americanas ao bloco.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também presente no Fórum Econômico Mundial, enfatizou que a soberania da Groenlândia é “inegociável” e alertou que tarifas ou pressões entre EUA e UE seriam um erro estratégico. Já o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, pediu aos países europeus que evitem retaliações e “mantenham a mente aberta” sobre a questão da Groenlândia.

“Digo a todos: acalmem-se. Respirem fundo. Não revidem. O presidente estará aqui amanhã e transmitirá sua mensagem”, afirmou Bessent em coletiva de imprensa durante o fórum, na Suíça. A situação permanece em desenvolvimento e a fala de Trump é aguardada com expectativa.

*Esta reportagem está em atualização

Com informações do G1

Página inicial / Economia / Trump faz discurso no Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira