EUA congelam vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, em nova política anti-imigrante de Trump
Os Estados Unidos anunciaram o congelamento da emissão de vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil, marcando uma nova fase na política anti-imigrante do governo Donald Trump. A medida, divulgada na quarta-feira (14), ocorre após um ano focado em deportações e visa restringir a entrada de imigrantes legais no país.
De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, a suspensão do processamento de vistos de imigrantes será mantida até que o governo possa garantir que novos imigrantes não se tornem um “encargo público” para os Estados Unidos. A ação reforça uma diretriz central da estratégia de política externa e militar lançada por Trump em dezembro de 2025, que busca limitar a presença de estrangeiros em território americano.
Analistas consideram o documento de dezembro como um indicador chave das prioridades do governo Trump para os próximos anos. A expectativa é que, ao longo de 2026, as políticas anti-imigração se intensifiquem, restringindo a entrada de estrangeiros mesmo por vias legais. “Ele (Donald Trump) basicamente vai desativar o sistema de imigração legal dos Estados Unidos”, afirmou Shev Dalal-Dheini, diretora de relações governamentais da Associação de Advogados de Imigrantes dos EUA, em dezembro.
Até o ano passado, os esforços se concentravam na deportação de imigrantes em situação irregular. Trump prometeu expulsar todos os imigrantes que residem nos EUA sem documentação e mobilizou agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) para deter estrangeiros, muitas vezes sem mandado. Agora, a nova estratégia mira também o processo de imigração legal, defendendo o “fim da era da migração em massa” e a necessidade de “proteger as fronteiras contra migração descontrolada, terrorismo, drogas, espionagem e tráfico humano”.
A pausa na concessão de vistos, que entra em vigor em 21 de janeiro, não afeta vistos de turismo e negócios. O Departamento de Estado justificou a medida afirmando que ela visa impedir que “migrantes recebam benefícios sociais do povo americano em taxas inaceitáveis”. A TV Fox News informou que o governo também pretende barrar pessoas mais velhas e com sobrepeso, seguindo uma diretriz já em discussão desde novembro, conforme reportado pela Associated Press.
Em junho do ano passado, uma nova exigência foi implementada para vistos de estudantes: a necessidade de desbloquear perfis em redes sociais para análise do governo americano, com o objetivo de identificar conteúdos considerados hostis aos Estados Unidos.
Com informações do G1










