O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu a imposição de tarifas sobre a importação de carne bovina, incluindo uma taxa de 50% sobre o Brasil, em resposta a críticas de pecuaristas americanos. A declaração foi feita por meio de sua rede social.
Segundo Trump, os pecuaristas americanos estão em sua melhor condição econômica em décadas justamente devido às tarifas impostas. “Os pecuaristas, que eu amo, não entendem que a única razão pela qual estão indo bem, pela primeira vez em décadas, é porque eu impus tarifas sobre o gado que entra nos EUA, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil”, escreveu o presidente.
Trump também solicitou que os pecuaristas reduzam os preços da carne, argumentando que o consumidor é um fator importante. “Se não fosse por mim, eles estariam fazendo exatamente o que têm feito nos últimos 20 anos. Terrível! Seria bom se eles entendessem isso, mas eles também precisam baixar os preços, porque o consumidor também é um fator muito importante na minha opinião”, completou.
A defesa das tarifas ocorre após críticas de fazendeiros americanos à sugestão de Trump de importar mais carne bovina da Argentina, visando reduzir os preços nos Estados Unidos, que atingiram níveis recordes. Os produtores veem a medida como uma ameaça aos seus lucros, impulsionados pela alta demanda e pelos preços elevados do gado.
Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca, em 15 de outubro de 2025. Foto: Andrew Caballero-Reynolds / AFP