O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) a imposição de tarifas adicionais de 100% sobre produtos importados da China, a partir de 1º de novembro. A medida ocorre em meio a uma escalada retórica e tensões comerciais entre os dois países.
Ameaças e Cancelamento de Encontro
Mais cedo, Trump acusou a China de controlar a exportação de elementos essenciais para a produção de terras raras e ameaçou aumentar as tarifas, além de cancelar um encontro previsto com o presidente chinês, Xi Jinping. O encontro ocorreria nos bastidores da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul, no final do mês.
Segundo Trump, “agora não há motivo algum” para que a reunião aconteça. A China ainda não havia confirmado publicamente o encontro.
Em publicação na rede social Truth Social, o ex-presidente republicano afirmou que os EUA estão avaliando um “aumento massivo” nas tarifas de importação de produtos chineses e considerando outras medidas retaliatórias. “Uma das políticas que estamos calculando neste momento é um aumento massivo nas tarifas sobre produtos chineses que entram nos Estados Unidos. Há muitas outras medidas de retaliação que também estão sendo seriamente consideradas”, escreveu.
A medida pode reativar uma guerra comercial que havia sido pausada após negociações diplomáticas no início do ano.
Terras Raras e Impacto nos Mercados
Trump também acusou a China de planejar controles de exportação sobre elementos de terras raras, essenciais para a produção de tecnologias de ponta, como chips para celulares e computadores. As terras raras são um grupo de 17 elementos químicos concentrados principalmente na China e no Brasil.
“Ninguém jamais viu algo assim; essencialmente, isso ‘congestionaria’ os mercados e tornaria a vida difícil para praticamente todos os países do mundo — especialmente para a própria China”, afirmou Trump.
O anúncio teve impacto imediato nos mercados financeiros norte-americanos. O índice S&P 500 caiu 2% após a publicação da declaração de Trump nas redes sociais. Investidores buscaram refúgio em títulos do Tesouro dos EUA, o que causou a queda dos rendimentos desses papéis, e o preço do ouro subiu. O dólar americano se enfraqueceu em relação a outras moedas.
Até a última atualização desta reportagem, a Casa Branca e a embaixada chinesa em Washington não haviam se pronunciado sobre o assunto. Portais do governo americano não comentaram o caso.
Controle Chinês de Exportações
A China anunciou na quinta-feira (9) a inclusão de cinco novos elementos na lista de controle de exportações, além de aumentar a vigilância sobre usuários de semicondutores e restringir dezenas de tecnologias de refino. O governo chinês também exige que produtores estrangeiros de terras raras que utilizem materiais chineses cumpram suas regras. A China detém mais de 90% da produção mundial de terras raras processadas e de ímãs de terras raras.











