Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Trecho da avendia Guaporé começa a receber sistema seguro de iluminação

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Depois de anos no escuro, a Avenida Guaporé começa a ganhar vida nova. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), iniciou a instalação de um novo sistema de iluminação no trecho entre o Hospital Cemetron e a rua Benedito Inocêncio.

Por se tratar de uma das regiões mais afetadas pelo furto de fiação elétrica, um pacote inédito será desenvolvido no local, com a finalidade de proteger o investimento público e garantir que a luz permaneça acesa.

Segundo o prefeito Léo Moraes, o projeto traz soluções inovadoras: postes metálicos extremamente pesados, instalados em sapatas de concreto produzidas pela própria Prefeitura. Além disso, toda a fiação será subterrânea, coberta por concreto, o que torna praticamente impossível a ação de criminosos.

 

Segundo o prefeito,  sistema foi pensado nos mínimos detalhes para resistir ao tempo e às tentativas de furto
Segundo o prefeito, sistema foi pensado nos mínimos detalhes para resistir ao tempo e às tentativas de furto

“Estamos enfrentando um problema antigo com soluções modernas e eficientes. Esse novo modelo vai dificultar, e muito, a vida de quem insiste em sabotar os avanços da cidade. Vamos levar essa tecnologia para outras áreas críticas também”, afirmou o prefeito Léo Moraes.

 

O sistema foi pensado nos mínimos detalhes para resistir ao tempo e às tentativas de furto. A estrutura dos postes é tão robusta que só um caminhão munck ( que combina a capacidade de transporte de cargas com um sistema de guindaste hidráulico para içamento e movimentação de objetos) consegue movimentá-la. “O projeto começa como piloto, mas a intenção é expandi-lo para outros bairros com histórico de vandalismo, garantindo uma iluminação mais segura e permanente”, informou Léo Moraes.

A nova fase da iluminação pública da capital une tecnologia, segurança e compromisso com a transformação urbana. A cada rua que recebe esse cuidado, a cidade fica mais viva, mais segura e mais acolhedora. “Porto Velho não pode mais conviver com a escuridão. Estamos iluminando a cidade com responsabilidade, inteligência e respeito pela população”, completou o prefeito.

Página inicial / Infraestrutura / Trecho da avendia Guaporé começa a receber sistema seguro de iluminação