A Transpetro, subsidiária da Petrobras, começou a avaliar a viabilidade de construir uma nova base logística para petróleo, derivados, gás e biocombustíveis no Amapá. O anúncio foi feito durante reunião entre o governador Clécio Luís e o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, na quinta-feira (20), em Macapá.
Sérgio Bacci, acompanhado de equipe técnica, está no Amapá para definir a melhor localização e os detalhes técnicos e jurídicos da futura base. Segundo Clécio Luís, a iniciativa é resultado de um esforço conjunto e representa um avanço significativo para o desenvolvimento do estado e do país.
“A presidente Magda Chambriard, da Petrobras, colocou à disposição toda a estrutura da empresa para este projeto, que envolve um ecossistema de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de insumos. Estamos trabalhando para que cada etapa traga resultados positivos para o Amapá”, afirmou o governador.
Bacci ressaltou que a instalação da base logística é crucial para consolidar a presença da Petrobras no Amapá, especialmente para o escoamento do petróleo proveniente da Margem Equatorial, uma região com grande potencial exploratório.
“Agradeço ao governador pelo apoio no processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama. Tenho certeza de que avançaremos para a fase de extração, elevando o Amapá a um novo patamar”, destacou o presidente da Transpetro.
A reunião contou com a participação de representantes da classe empresarial e dos poderes Legislativo, Executivo municipal e Judiciário, que foram apresentados ao projeto. Foram discutidas ações de capacitação profissional, especialmente para jovens, e a importância de fortalecer empresas locais para que possam aproveitar as oportunidades geradas pela cadeia produtiva do petróleo e gás.
“Estamos construindo o melhor futuro para o Amapá com essa nova perspectiva. Vamos avançar em várias etapas simultaneamente, aproveitando essa oportunidade para nos preparar. Cada um terá seu papel, e tenho certeza de que o resultado será positivo”, enfatizou Clécio Luís.
Ao final da agenda, Clécio Luís e Sérgio Bacci visitaram a área portuária de Santana para avaliar as condições logísticas do local, como parte da etapa de prospecção da instalação da Transpetro no estado.
*Com informações do Governo do Estado do Amapá










