Arquitetura de Processos são instrumentos de gestão estratégica que hierarquiza os procedimentos internos no Judiciário de Rondônia
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) consolida avanços na gestão de processos com a instituição da Arquitetura de Processos do Poder Judiciário de Rondônia, instrumento que desdobra a Cadeia de Valor e organiza, de forma hierarquizada e integrada, os processos e subprocessos do Tribunal. De acordo com o presidente do TJRO, desembargador Alexandre Miguel, esses dois instrumentos estratégicos hierarquizam os principais processos do Judiciário, tanto na área administrativa quanto judicial, e evidenciam como cada etapa contribui para a prestação de serviços de qualidade à sociedade.
Para Rosemeire Moreira, secretária-chefe do Gabinete de Governança (GGOV), a iniciativa amplia a visão estruturada do funcionamento institucional e fortalece a gestão estratégica, a priorização de iniciativas, o gerenciamento de riscos e a identificação de oportunidades de melhoria.
Segundo ela, a construção foi realizada de forma colaborativa, com a realização de 40 oficinas, envolvendo unidades administrativas e judiciárias do 1º e do 2º grau. Ao longo do trabalho, foram identificados 1.235 processos e subprocessos, consolidando uma base de referência para aprimoramento contínuo e padronização dos processos.
O trabalho também subsidiou a atualização da Cadeia de Valor, com a consolidação de 26 ajustes para alinhamento à realidade operacional e estratégica do PJRO. Os avanços foram formalizados por meio de dois atos normativos: o Ato da Presidência nº 2.837/2025 (que institui a Arquitetura de Processos) e oAto da Presidência nº 2125/2023 (que atualiza o Ato nº 2125/2023, da Cadeia de Valor) .
A Cadeia de Valor do TJRO é um instrumento de gestão que organiza e integra os principais processos da instituição, evidenciando como se inter-relacionam e agregam valor aos serviços prestados à sociedade.
Elaborada a partir de uma visão sistêmica e integrada, a Cadeia de Valor alinha os processos à missão institucional e aos objetivos estratégicos, estruturando-os em 4 áreas (governança, finalístico, suportes jurisdicional e administrativo), 18 macroprocessos e 57 processos-chave, assim distribuídos:
Ambos os instrumentos estão disponíveis para consulta pública, reafirmando o compromisso da instituição com a transparência e o acesso à informação.
Cadeia de Valor e Hierarquia de Processos
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJRO [link original]











