A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Tribunal de Justiça de Rondônia desenvolveu uma nova versão da assistente de inteligência artificial generativa AssessorIA. Com foco em autonomia e usabilidade, a atualização (v1.24.0) aprimora a interação de magistrados e servidores com a inteligência artificial, possibilitando a criação de bases de conhecimento próprias e a geração instantânea de arquivos complexos.
A ferramenta foi desenvolvida para ajudar diariamente, tanto nas atividades administrativas quanto nas judiciais, por meio do chat de conversação, respondendo perguntas, corrigindo textos e interagindo com o sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e com o Módulo Gabinete.
Bibliotecas personalizadas
O sistema passa a contemplar a implementação de bibliotecas personalizadas, ou seja, o usuário não depende apenas do conhecimento pré-treinado da IA, sendo possível criar bibliotecas temáticas ao fazer o upload de arquivos PDF e TXT. A assistente de inteligência lerá esses documentos para responder com base neles.
Geração de arquivos e suporte
Com a nova versão da AssessorIA, além de imagens, agora o sistema possui ferramentas que possibilitam a criação de documentos, gráficos visuais e apresentações com foco em promover maior autonomia e agilidade no fluxo de trabalho, contribuindo para a otimização das atividades.
Na parte de suporte ao usuário, o sistema também consegue consultar chamados ou FAQs relacionadas a algum erro que aparecer, com uma interface redesenhada para ser mais intuitiva e eficiente.
Reconexão do chat
O processamento ocorre até o fim, com o usuário podendo abrir e fechar a página, sem perder o histórico do chat. Anteriormente, caso enviasse mensagem e saísse da página, a requisição era interrompida.
No TJRO, a AssessorIA é constantemente atualizada, de modo a priorizar a segurança institucional e a melhor experiência de servidores e magistrados. As atualizações são realizadas em consonância com a Resolução n° 615 de 11/03/2025, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento, utilização e governança de soluções desenvolvidas com recursos de inteligência artificial no Poder Judiciário.
Tecnologia e inovação
Alinhadas ao eixo 1 – Tecnologia e Inovação (TEIN) do Plano de Gestão da Presidência para o biênio 2026/2027, as atualizações na assistente de inteligência artificial generativa buscam uma infraestrutura tecnológica baseada em cibersegurança, além de inovar e transformar digitalmente os processos de trabalho, por meio de uma IA ética.
Assessoria de Comunicação Institucional
Fonte: TJRO [link original]












