TikTok: acordo de venda nos EUA é fechado após meses de negociação e incertezas sobre o futuro do app
O TikTok assinou o acordo para venda nos Estados Unidos, informou o site americano Axios nessa quinta-feira (18). A publicação afirma que teve acesso a um documento interno da empresa chinesa, que indica que o acordo deve ser finalizado em 22 de janeiro.
De acordo com o memorando, a ByteDance, controladora do TikTok, firmou um acordo com as empresas Oracle, Silver Lake e MGX para criar um grupo da rede social nos EUA, denominado TikTok USDS Joint Venture LLC. O prazo original para a conclusão da venda expirou na última terça-feira (16), após ter sido adiado três vezes pelo ex-presidente Donald Trump.
Em setembro, Trump assinou um decreto que concedeu mais 90 dias para a negociação dos ativos do TikTok com investidores americanos. Na ocasião, ele afirmou que EUA e China haviam chegado a um entendimento para que o aplicativo continuasse operando no país, sob a condição de não representar riscos à segurança nacional. Caso a venda não fosse concretizada para um grupo considerado confiável, o aplicativo poderia ser bloqueado nos Estados Unidos.
A venda do TikTok pode precisar do aval do Congresso americano. Em 2024, os parlamentares aprovaram uma lei que obriga a ByteDance a ceder o controle da operação da plataforma nos EUA. A medida visa evitar que o governo chinês tenha acesso a dados de usuários americanos. A ByteDance nega vínculos com o governo chinês e afirma que os dados dos usuários americanos são armazenados em servidores da Oracle nos EUA, e que as decisões de moderação são tomadas em território americano.
Apesar da aprovação da lei, o atual presidente Donald Trump tem evitado aplicar a legislação. Segundo ele, a medida deixaria os usuários insatisfeitos e afetaria a comunicação política. “A rede contribuiu para minha vitória nas eleições do ano passado”, disse Trump, que possui mais de 15 milhões de seguidores no TikTok. A Casa Branca também criou uma conta oficial na plataforma no mês passado.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com informações do G1










