Terraplanagem da Linha Itapirema já começou. Serão pavimentados 1,7 mil metros

peixe-post-madeirao-48x48

Terraplanagem da Linha Itapirema já começou. Serão pavimentados 1,7 mil metros

peixe-post-madeirao

Continuando com a preparação para a pavimentação asfáltica da Linha Itapirena, na quarta-feira (21), a Prefeitura de Ji-Paraná, com ações da empresa Infra Destak Pavimentações, iniciou os serviços de terraplanagem. A estrada rural será pavimentada num trecho de mais de 1.700 metros. Nesta etapa, estão sendo escavados cerca de 300 metros, a partir do Bar do Jovino.

Com o uso de uma patrol, trator (com grades) e caminhão-pipa, foi feita a escavação para a regularização do solo. Após ser gradeada, a via será compactada, antes de começar a receber o forro com a camada de cascalho, a chamada sub-base. As obras acontecem no trecho que não recebeu aterro.

Concluído os trabalhos de sub-base dos 300 metros finais, a empresa voltará às ações para a preparação dos outros 1.400 metros, até o anel viário. Neste trecho, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) construiu o aterro, rebaixamento de pista e diminuição de curvas. Neste local, após realinhamento, será aplicada a camada de cascalho para a elevação da pista.  

O processo de asfaltamento da Linha Itapirema, setor rural de Ji-Paraná, teve o primeiro trecho executado em 2015. Na ocasião, cerca de 500 metros da via foram beneficiados com a pavimentação. O trajeto a ser asfaltado é de mais 1.700 metros, iniciando no anel viário até a parte pavimentada, na Linha 8, para facilitar o acesso à Escola Municipal Tupi.

A obra é executada com recursos garantidos, por meio de emenda parlamentar do ex-senador Acir Gurgacz (PDT), em convênio firmado entre Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura de Ji-Paraná, governo de Rondônia e Caixa Econômica Federal. As ações acontecem com projeto e fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan).