Os alunos da terceira idade do Projeto Viver Ativo já estão se preparando para mais uma edição dos Jogos Interativos Viver Ativo 2023 (Jiva), que serão realizados no Ginásio Eduardo Lima e Silva (Dudu), de 28 a 30 de novembro. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).
Nos últimos dias, os treinos se intensificaram para as disputas na competição. A turma da terceira idade está focada para realizar o melhor desempenho este ano. Durante o treino realizado na Quadra Sérgio Carvalho, zona Leste da cidade, os participantes tiraram as últimas dúvidas com a professora Patrícia Lemos.
Este ano cerca de 110 idosos do projeto participarão de diversas modalidades esportivas do Jiva. Dentre elas, chute a gol, arremesso à cesta, revezamento e dama. Os jogos serão realizados na terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30), das 8h às 12h. A competição será dividida em quatro equipes, todos os competidores receberão medalhas e o grupo campeão vai receber troféu.
O projeto Viver Ativo faz parte do programa Qualidade de Vida, da Semes, e oferece aulas gratuitamente para os idosos, com alongamentos, ginástica natural, coordenação motora para uso diário, atividades de fortalecimento, acompanhamento com fisioterapeuta e profissionais de Educação Física.
A proposta do JIVA é de motivar a participação dos idosos do projeto em atividades esportivas e promover o intercâmbio socioesportivo-cultural dos alunos que representam os polos de atividades do Viver Ativo.