Megatempestade congela EUA: milhões sob alerta, voos cancelados e emergência em 17 estados
Uma megatempestade de neve e gelo atinge os Estados Unidos, deixando 230 mil consumidores sem energia elétrica, conforme balanço da agência Reuters neste domingo (25). O Serviço Nacional de Meteorologia alerta que cerca de 180 milhões de pessoas – mais da metade da população do país – estão sob ameaça.
No sábado (24), a sensação térmica no Meio-Oeste chegou a -40°C, um nível em que a pele pode congelar em apenas dez minutos. Em Wisconsin, a temperatura despencou para -38°C pela manhã, a mais baixa registrada na região em quase três décadas.
A tempestade causou o cancelamento de aproximadamente 13,4 mil voos em todo o país. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou as tempestades como “históricas” e aprovou declarações federais de emergência para Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental. “Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados no caminho dessa tempestade. Fiquem seguros e aquecidos”, escreveu Trump em publicação na rede Truth Social.
O Serviço Nacional de Meteorologia descreveu a tempestade como “incomumente ampla e de longa duração”, com previsão de acúmulo significativo de gelo no Sudeste, onde os impactos podem ser “devastadores a localmente catastróficos”. Meteorologistas preveem ainda recordes de frio e sensação térmica perigosa nas Grandes Planícies até segunda-feira (26).
Dezessete estados e o Distrito de Colúmbia declararam emergência climática, informou o Departamento de Segurança Interna. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, declarou: “Temos dezenas de milhares de pessoas nos estados afetados do Sul que perderam energia”. Equipes de concessionárias trabalham para restabelecer o serviço o mais rápido possível.
O Departamento de Energia emitiu uma ordem de emergência autorizando o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas a acionar geração de energia de reserva em data centers e outras grandes instalações, visando limitar apagões no estado. Uma nova ordem emergencial foi emitida neste domingo, autorizando a operadora PJM Interconnection a operar “recursos específicos” na região do meio-Atlântico, independentemente de restrições legais ou ambientais. Operadores da rede elétrica reforçaram medidas para evitar apagões rotativos.
A Dominion Energy, que opera o maior conjunto de data centers do mundo na Virgínia, alertou que, se a previsão de gelo se confirmar, o evento pode ser um dos maiores já enfrentados pela empresa.
Com informações do G1











