Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Tema da redação do Enem agrada, mas estudantes consideram prova cansativa

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi realizado neste domingo (3), com o término das provas às 19h, após quase seis horas de avaliação. O tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, foi bem recebido pelos alunos, mas a extensão e complexidade da prova foram alvo de críticas por muitos candidatos. Este ano, mais de 4 milhões de estudantes estavam aptos para realizar o exame, distribuídos em 140 mil salas, em 1.735 cidades do país.

Prova extensa e cansativa para muitos candidatos

O estudante Leonardo Tenório Jacob dos Santos, de 18 anos, apontou dificuldades nas áreas de geografia e história, e avaliou que a seção de linguagens trouxe textos densos. Para ele, o tema da redação foi uma surpresa. “Achei o tema legal, mas demorei um pouco para associar ideias”, comentou Leonardo, que espera se sair melhor no próximo domingo, quando serão aplicadas questões de exatas, sua área de preferência.

A candidata Camila Veriano, de 23 anos, compartilhou a opinião sobre a dificuldade do exame, principalmente pela falta de tempo para resolver todas as questões. Segundo ela, a parte de humanas exigiu mais conteúdo do que nos anos anteriores, com muitas questões que requeriam atenção e interpretação detalhada. “O tema de redação achei muito bom, democrático e fácil de desenvolver”, afirmou.

Enzo Zeronian, de 19 anos, destacou o cansaço causado pela prova, especialmente pela quantidade de textos extensos na parte de linguagens. Apesar disso, ele considerou as questões dessa área um pouco mais acessíveis que as de anos anteriores. “Fiquei surpreso com o tema da redação, pois seguiu uma linha parecida com a de temas de inclusão dos povos originários em anos anteriores.”

Estrutura do primeiro dia de provas

Neste primeiro dia de Enem, os estudantes responderam a:

  • 45 questões de múltipla escolha na área de linguagens, incluindo português, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
  • 45 questões na área de ciências humanas, abrangendo história, geografia, filosofia e sociologia.
  • Redação sobre o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Expectativa para o segundo dia de prova

O Enem 2024 continua no próximo domingo (10), quando será aplicada a segunda parte do exame, com questões de ciências da natureza e matemática. A expectativa de muitos alunos é que, com a ênfase nas exatas, o nível de dificuldade e o cansaço possam ser menores. Camila Veriano, por exemplo, espera que o conteúdo esteja em linha com edições anteriores, já que percebe uma continuidade nos tópicos abordados pelo exame.

Conclusão e principais pontos de destaque

O primeiro dia de Enem de 2024 deixou claro que o tema da redação foi bem aceito e trouxe uma abordagem rica em possibilidades, mas o cansaço e a dificuldade na interpretação de textos densos foram destacados por muitos candidatos.

 

Página inicial / Educação / Tema da redação do Enem agrada, mas estudantes consideram prova cansativa