TEDxAmazônia Retorna com Diversidade de Perspectivas Sobre o Bioma

peixe-post-madeirao-48x48

TEDxAmazônia Retorna com Diversidade de Perspectivas Sobre o Bioma

peixe-post-madeirao

Mais de uma década após a edição inicial, o evento traz 50 palestrantes e acima de 400 entusiastas para Manaus, entre os dias 2 e 5 de novembro, debatendo soluções para a preservação da região.

O TEDxAmazônia volta à cena 13 anos após sua primeira edição, que ficou marcada como “lendária” pelos entusiastas do TED, uma das conferências mais renomadas globalmente. O reencontro acontecerá em Manaus, do dia 2 ao dia 5 de novembro, reunindo uma gama de temas como bioeconomia, empreendedorismo, direitos da natureza, arqueologia, e ações contra o desmatamento.

Com o apoio do governo do Amazonas, o evento proporcionará um palco para 50 palestrantes discutirem variadas abordagens de preservação do bioma amazônico, crucial para a estabilidade climática global.

Palestrantes

Selecionados por um meticuloso processo de curadoria independente, os palestrantes vêm de diversas organizações da região.

Rodrigo V Cunha, o organizador licenciado e curador do evento, enfatiza:

“As vozes que serão amplificadas representam a diversidade de possibilidades em temas cruciais para o bioma amazônico e estarão presentes também na plateia, formada por 450 pessoas, entre convidados e inscritos, de diferentes povos indígenas, populações tradicionais, academia, cientistas, empresários, empreendedores e estudantes”.

Dentre os nomes confirmados estão Angela Mendes, Draulio Araújo, Dror Brenshetrit, Txai Macedo e Vanda Witoto, cada um trazendo uma rica bagagem de conhecimentos e experiências para o palco do TEDxAmazônia 2023.

Localização

A ação se desenrolará no Armazém XV, uma edificação histórica do século 19 à margem do Rio Negro, com a abertura ocorrendo no icônico Teatro Amazonas. Para aqueles que não puderem estar presentes, haverá transmissão ao vivo no Youtube em três idiomas: português, espanhol e inglês.

Organizações

Diversas organizações marcantes como a Coiab, Fundação Univaja, Climate Ventures, Imaflora, Imazon e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá estão apoiando o TEDxAmazônia, contribuindo para a construção de um encontro inspirador e com grande impacto.

Um conselho consultivo robusto, composto por acadêmicos, ambientalistas, artistas, pesquisadores e executivos, também faz parte da estrutura do evento, garantindo uma representação abrangente das vozes da floresta.

Sobre o Evento

O TEDx é uma iniciativa que permite a realização de eventos locais e auto-organizados, proporcionando uma atmosfera semelhante à conferência TED, onde vídeos e palestrantes ao vivo fomentam reflexões e conexões entre os participantes.

TED, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão disseminar ideias valiosas, muitas vezes através de breves palestras ministradas por pensadores e líderes inovadores. Estes diálogos são compartilhados gratuitamente na plataforma TED.com e em outras plataformas, alcançando milhões de pessoas globalmente.

*Com informações do TEDxAmazônia