Informação é com a gente!

20 de novembro de 2025

Informação é com a gente!

20 de novembro de 2025

Tecnologia Inovadora na Amazônia Potencializa o Cultivo Hidropônico de Hortaliças e Tomates

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024
01/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação: processo administrativo 77824/2025
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Licitação – Processo Administrativo Nº 72868/2024
27/08/2025
Publicação Legal: Aviso de Reagendamento de Licitação – Processo Administrativo Nº 77824/2025
25/08/2025
Publicação legal: Aviso de Reagendamento de Licitação Ampla Participação

Projeto apoiado pela FAPEAM desenvolve aplicativo para otimizar a reposição e calibragem da solução nutritiva no cultivo de tomates.

A melhoria dos sistemas de produção de hortaliças, particularmente o cultivo hidropônico de minitomates do tipo grape, é o foco de uma pesquisa realizada com o apoio do Programa Estratégico de Desenvolvimento do Setor Primário (Prospam), sob coordenação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A iniciativa busca também capacitar técnicos que atuam no setor primário do estado.

Com o primeiro ensaio em campo ainda em fase de conclusão, a pesquisa, denominada ‘Produção de tomate em hidroponia automatizada com uso de substrato e capacitação tecnológica em cultivo protegido’, está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo para Android. Este software auxiliará nos cálculos que determinam os ajustes necessários para a reposição e calibragem da solução nutritiva utilizada no cultivo do tomate.

Francisco Célio Maia Chaves, doutor em Agronomia e coordenador da pesquisa pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destaca que o principal objetivo é validar tecnologias para um sistema de produção de tomate em cultivo protegido hidropônico com o uso de substrato.

“Ao validar, estabelecer parâmetros técnicos e viabilidade econômica, tem-se a alternativa de produção para o setor primário”, declarou o pesquisador.

Rodrigo Berni, mestre em Agronomia e responsável pelo cultivo, explica que hidroponia refere-se aos cultivos onde não há necessidade de solo/substrato como fonte de nutrientes, mas sim, todos são fornecidos através de solução nutritiva.

Cultivo de hortaliças – FAPEAM – Foto: Pesquisador Francisco Chaves

“No caso do nosso projeto, utilizamos para o cultivo do tomate, o sistema hidropônico com o uso de substrato (fibra de coco) em vaso e em sistema aberto. A solução nutritiva completa é fornecida para atender a demanda das plantas por sistema automatizado de irrigação, evitando tanto a falta quanto o desperdício”, acrescentou Francisco Chaves.

Ele também menciona a importância do sistema de controle automatizado da temperatura, que utiliza exaustores, tela termorrefletora e nebulizadores, para auxiliar no cultivo. Os resultados do primeiro ensaio de teste de cultivares estão sendo finalizados, e em seguida, a produtividade e as características dos frutos serão analisados estatisticamente.

Este projeto é um marco na aplicação de tecnologia para a agricultura na Amazônia, prometendo não apenas otimizar a produção de hortaliças mas também promover a sustentabilidade e eficiência na região.