21 de novembro de 2024

Técnico da Inglaterra Pede Demissão Após Derrota na Final da Eurocopa

peixe-post-madeirao

Gareth Southgate anuncia saída após segundo fracasso consecutivo em finais do torneio.

Gareth Southgate pediu demissão do cargo de técnico da seleção inglesa nesta terça-feira (16), após uma nova derrota na final do Campeonato Europeu, seu segundo revés seguido na decisão do torneio continental.

A Inglaterra perdeu por 2 a 1 para a Espanha na final realizada no domingo, em Berlim. Aos 53 anos, Southgate mencionou após o jogo que discutiria seu futuro à frente da equipe nacional.

“Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e dirigir a seleção inglesa. Significou tudo para mim, e eu dei tudo de mim”, disse Southgate em um comunicado. “Mas chegou a hora da mudança e de um novo capítulo. A final de domingo em Berlim contra a Espanha foi meu último jogo como técnico da Inglaterra. Tive o privilégio de liderar um grande grupo de jogadores em 102 jogos”, acrescentou.

Apoio Real

O príncipe William, presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), agradeceu a Southgate por seu serviço. “Obrigado por criar uma equipe que está lado a lado com os melhores do mundo em 2024”, disse ele. “Obrigado por demonstrar humildade, compaixão e verdadeira liderança sob a mais intensa pressão e escrutínio…Vocês devem estar incrivelmente orgulhosos do que conquistaram.”

Trajetória na Seleção

Southgate, ex-jogador com 57 partidas pela seleção, assumiu o comando da equipe principal depois que Sam Allardyce pediu demissão, tendo treinado a equipe de base da Inglaterra por vários anos. Ele assumiu uma seleção que viu sua “geração de ouro” de jogadores não impressionar nos principais torneios.

Com um núcleo jovem, a Inglaterra de Southgate atraiu a atenção de um país carente de sucesso no cenário internacional, tornando-se uma força a ser considerada nos torneios. A seleção chegou às semifinais da Copa do Mundo de 2018 e também se destacou na Euro 2020, chegando até a final.

Embora tenha chegado à final da Euro 2024, o caminho para Berlim foi difícil, com a Inglaterra lutando para marcar gols, ficando em primeiro lugar no grupo após marcar apenas dois gols.

Críticas e Reconhecimento

Torcedores furiosos atiraram copos de cerveja e insultos contra Southgate, questionando sua lista de convocados. Ele pediu aos torcedores que apoiassem o time, apesar das críticas. Após vencer a Suíça nos pênaltis e a Holanda com um gol no final, superar a Espanha se mostrou um desafio maior, e Southgate reconheceu a superioridade da equipe espanhola, dizendo que eles eram merecidamente campeões.