Informação é com a gente!

07 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

07 de janeiro de 2026

Técnicas usadas pelo Projeto Degusta 80+ são destaques em Dia de Campo, em Rolim de Moura

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais

O município de Rolim de Moura recebeu na sexta-feira (13), mais uma importante ação do governo de Rondônia, com a presença de profissionais da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) Campus de Cacoal. O Dia de Campo da Cafeicultura, reuniu produtores rurais, técnicos e pesquisadores para discutir boas práticas, inovações tecnológicas e os avanços no cultivo dos cafés Robustas Amazônicos, com foco no manejo da irrigação, colheita e pós colheita, além da oficina de qualidade voltada para fermentação dos cafés.

O evento foi realizado na propriedade do agricultor familiar José Norberto Fuzinato (Fiosão) atendida pelo Escritório Local da Emater-RO em Rolim de Moura.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento fortalece a agricultura familiar e valoriza os cafés especiais produzidos na região. Rondônia é um tesouro na produção de cafés finos, especialmente os Robustas Amazônicos, que têm conquistado prêmios nacionais e internacionais. Nesse sentido, o governo do estado tem investido em assistência técnica, infraestrutura e na valorização dos produtores.

TRÊS ESTAÇÕES

O projeto Degusta 80+ ressalta a importância do café colhido maduro

As atividades foram desenvolvidas em três estações. Nas duas primeiras, que ficaram a cargo do Ifro, foram abordados temas como manejo da irrigação e colheita/pós-colheita. Na terceira estação o extensionista do escritório local da Emater-RO em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, que também é engenheiro agrônomo, mestre em ciências ambientais, especialista e degustador de cafés especiais, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+.

“Nesse projeto nosso foco é oportunizar a qualificação de técnicos e produtores no desenvolvimento de cafés de qualidade. Demonstramos todo o processo do café colhido maduro e seus processos para transformação, por meios das técnicas de fermentação, em bebida de especialidade, além do incentivo à participação dos concursos de qualidade como o Concafé e concursos nacionais”, destacou o extensionista do escritório local da Emater-RO em Rolim de Moura.

RESULTADOS

O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, enfatizou o papel das parcerias no sucesso da cafeicultura rondoniense. “Os resultados que estamos colhendo hoje são fruto de um trabalho sério, com o incentivo de técnicos e produtores à realização de cafés de qualidade por meio do Projeto Degusta 80+ da Emater-RO. Nosso estado se destaca por ser o primeiro a deter uma Indicação Geográfica de Cafés Especiais com produção Sustentável, uma parceria que iniciou em 2015 com a Plataforma Global do Café e culminou na Indicação Geográfica Matas de Rondônia.”

 

O post Técnicas usadas pelo Projeto Degusta 80+ são destaques em Dia de Campo, em Rolim de Moura apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.

Página inicial / Rondônia / Técnicas usadas pelo Projeto Degusta 80+ são destaques em Dia de Campo, em Rolim de Moura