CEO da Amazon alerta: tarifas de Trump já impactam preços de produtos na plataforma. Entenda como a medida afeta o consumidor
O CEO da Amazon, Andy Jassy, afirmou nesta terça-feira (20) que as tarifas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já começam a se refletir no preço de alguns produtos vendidos na plataforma. Segundo ele, o impacto é visível à medida que os vendedores ajustam suas estratégias para lidar com o aumento dos custos.
“Você começa a ver algumas tarifas se infiltrando em alguns preços, em alguns itens”, disse Jassy em entrevista à CNBC, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos. Ele explicou que alguns vendedores optaram por repassar os custos adicionais aos consumidores, enquanto outros preferiram absorvê-los para não perder vendas. Há também aqueles que adotaram uma solução intermediária.
Jassy ressaltou que, embora a Amazon se esforce para manter os preços “o mais baixos possível”, aumentos podem ser inevitáveis em certos casos. “O varejo opera com margens pequenas. Se os custos sobem 10%, não há muitos lugares para absorver esse impacto. As opções não são infinitas”, afirmou o executivo.
A Amazon e muitos vendedores independentes tentaram antecipar os efeitos das tarifas, aumentando seus estoques antes da sua implementação. No entanto, esses estoques começaram a se esgotar no segundo semestre do ano passado no Hemisfério Norte. A empresa funciona principalmente como uma plataforma para vendedores terceiros, o que limita seu controle direto sobre os reajustes de preços.
As tarifas impostas por Trump incluem uma taxa mínima de 10% sobre quase todas as importações e foram implementadas com base em poderes de emergência presidencial. A legalidade dessas medidas está sendo avaliada pela Suprema Corte dos EUA, após ações judiciais movidas por pequenas empresas. Estudos indicam que o custo das tarifas tem recaído majoritariamente sobre os consumidores americanos. Segundo o Instituto Kiel para a Economia Mundial, 96% da nova arrecadação gerada pelas tarifas é paga por consumidores dos EUA, enquanto os exportadores estrangeiros arcam com apenas 4% do impacto.
Jassy já havia mencionado no ano passado que, logo após o anúncio das tarifas, a Amazon ainda não observava aumentos significativos nos preços. No entanto, o cenário parece estar mudando, com a inflação pressionando os custos em toda a cadeia de suprimentos.
Com informações do G1











