Foto: Divulgação/Semas PA
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulgou uma nota técnica com projeções de níveis mínimos para 2025 no rio Tapajós, especificamente em Itaituba, no Pará. A região é um ponto crucial para a navegação e o transporte de cargas na Amazônia.
De acordo com o estudo, a expectativa é de uma seca moderada, com a cota do rio podendo atingir 2,20 metros. A estiagem pode durar até 45 dias. As análises foram feitas com base em dados históricos e na influência dos fenômenos El Niño e La Niña.
Apesar de a estação de Itaituba não ser operada diretamente pelo SGB – a responsabilidade é da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da empresa UFC Engenharia – o órgão realizou a análise devido à importância da navegação no rio. Uma possível interrupção no transporte fluvial poderia sobrecarregar as rodovias BR-163 e BR-230, que já apresentam problemas de infraestrutura.
“A análise da série histórica (1974-2024) confirma uma tendência estatisticamente significativa de agravamento das secas na estação de Itaituba ao longo dos anos, com as mínimas anuais decaindo a uma taxa de -1,36 cm/ano”, destacam os pesquisadores na nota técnica.
O documento também ressalta que os anos com os níveis mais baixos do rio estão associados a períodos de seca mais longos. A tendência de secas mais severas no Tapajós é mais evidente em anos de El Niño, mas este ano a projeção é de uma seca moderada.
O SGB recomenda que órgãos gestores, autoridades locais e usuários do rio Tapajós considerem esse cenário para planejar atividades logísticas, garantir a navegação e o abastecimento hídrico em Itaituba durante 2025.
Confira a nota técnica completa com as projeções para o rio Tapajós.
*Com informações do SGB









