Descubra os benefícios desta planta alimentícia não convencional que combate o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico.
Apesar de ainda ser um alimento pouco consumido diariamente, a taioba, uma planta alimentícia não convencional (PANC), vem ganhando cada vez mais destaque na alimentação. Rico em nutrientes, como fibras, vitamina C, potássio e magnésio, esse vegetal auxilia no combate ao envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios.

De acordo com o livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil”, de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, há três tipos principais de taioba: Mangarito (Xanthosoma riedelianum), Taioba-verde (Xanthosoma taioba) e Taioba-roxa (Xanthosoma violaceum). Cada uma dessas variedades apresenta características e usos culinários distintos, desde a preparação de rizomas até a utilização de folhas em receitas diversas.

Além de ser uma excelente opção para diversificar a dieta, a taioba traz inúmeros benefícios para a saúde. É uma grande fonte de fibras, ferro, vitaminas B6, A e C, cálcio, fósforo e magnésio. Entre seus benefícios, estão a melhoria do funcionamento do sistema digestivo, prevenção de anemia, elevação do humor, proteção contra doenças cardiovasculares, benefícios à saúde ocular, manutenção de ossos saudáveis, fortalecimento do sistema imunológico e retardamento do envelhecimento. Acredita-se ainda que ela auxilie no combate a problemas da tireoide.

A Amazônia, com suas milhares de espécies de plantas ainda não estudadas, ocasionalmente apresenta ao mundo científico novos vegetais a serem catalogados, como a taioba-gigante (Xanthosoma mafaffa). O episódio 101 do Sítio Panc, produzido pelo canal Amazonsat em parceria com o pesquisador Valdely Kinupp, oferece uma visão mais detalhada desta espécie. Vale a pena conferir para saber mais.
Essas informações destacam a relevância da taioba, uma PANC com enorme potencial tanto na culinária quanto na promoção da saúde, e que pode se tornar cada vez mais presente na alimentação diária das pessoas.











