Um vídeo que mostra a árvore Sumaúma, nativa da Amazônia, liberando uma grande quantidade de água do seu caule viralizou nas redes sociais, despertando a curiosidade sobre a veracidade do fenômeno e seus motivos. Assista:
Para entender o que acontece, o Portal Amazônia conversou com a engenheira florestal Dra. Fabiana Rocha, que confirmou a autenticidade do vídeo e explicou que a liberação da água é um processo hidrológico natural da espécie.
“Esse vídeo é um pouco antigo, e sim, as imagens são verdadeiras e mostram basicamente a água saindo de dentro da sumaúma para o ambiente natural e realmente corresponde a uma condição que acontece não só com ela, mas com outras árvores de grande porte. É um processo hidrológico, endógeno que está ligado com a absorção e transporte hídrico da planta de uma forma geral”, afirmou Fabiana.
A especialista explica que a Sumaúma possui raízes tabulares, com alta capacidade de absorção, e que o acúmulo de água é liberado quando a capacidade interna da árvore é excedida, seja por saturação do solo ou redução da transpiração. Esse fenômeno é uma expressão extrema do ciclo hidrológico.

Fabiana Rocha ressalta que, até o momento, não há indícios de que o fenômeno tenha sido provocado por ação humana, tratando-se de um processo natural da espécie. “É preciso ter um pouco de interpretação cuidadosa, não tem basicamente uma evidência de corte induzido observada no vídeo”, concluiu.
Com informações do Portal Amazônia.








