Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

17 de fevereiro de 2026

STF: Lula deve anunciar indicado para vaga em breve

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tinha conhecimento da proximidade do anúncio de aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF) e deverá anunciar seu escolhido para a vaga em breve, possivelmente já na próxima semana.

Aposentadoria antecipada

Barroso, que poderia permanecer no STF até março de 2033 – quando completaria 75 anos, idade da aposentadoria compulsória para ministros da Corte – decidiu antecipar sua saída em sete anos e meio. O ministro afirmou que finalizará votos e pedidos de vista pendentes em seu gabinete durante a próxima semana.

Nomes cotados

Entre os nomes mais citados nos bastidores como possíveis indicados de Lula, destaca-se o Advogado da União Jorge Messias. Ele já havia sido considerado em indicações anteriores do presidente. A escolha de Messias seguiria uma tendência observada no terceiro mandato de Lula, com a indicação de pessoas de sua confiança, como o ex-advogado na Operação Lava Jato, Cristiano Zanin, e o ex-ministro da Justiça, Flávio Dino.

Outro nome com apoio no Senado e entre ministros do STF é o do senador e ex-presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Apesar das pressões de aliados por determinados nomes, um ministro do STF ressaltou que a decisão final é sempre pessoal do presidente, citando o caso do ministro André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro, cuja sabatina no Senado foi atrasada pela oposição do então presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, Davi Alcolumbre (União-AP), atual presidente do Senado.

Página inicial / Geral / STF: Lula deve anunciar indicado para vaga em breve