Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

STF atende governador Tarcísio e reverte suspensão para privatização de escolas

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu reverter a suspensão dos leilões de escolas estaduais de SP. A decisão atende ao que foi solicitado em um recurso protocolado pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) havia decidido suspender o processo de privatização das escolas públicas estaduais, após pedido do PSOL. Na ocasião, a justiça “reconheceu a ilegalidade da concessão da gestão de atividades escolares à iniciativa privada” e invalidou os leilões de 29 de outubro e 4 de novembro de 2024.

A Justiça apontou que a concessão da gestão de atividades escolares à iniciativa privada compromete o serviço público de educação.

Na decisão do STF, que atende ao recurso do governo estadual, o ministro Barroso destacou que, “de acordo com as informações dos autos, não há delegação da titularidade do serviço público de educação. O que ocorre é a transferência da execução de serviços não pedagógicos — como manutenção, limpeza, vigilância e alimentação –, já prestados por particulares”, ressaltou no texto.

O secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, comemorou a retomada do prometo de PPPs. “É uma decisão importante. São 35 mil novas vagas de ensino integral nos próximos dois anos”, disse à CNN.

Sobre a concessão A Parceria Público-Privada (PPP) prevê um investimento de R$ 1,6 bilhão ao longo de 25 anos. Nos três primeiros anos de contrato, o governo espera R$ 1,2 bilhão aportados em escolas.

O projeto, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contempla a construção de 33 colégios, com metade das unidades sendo construídas até o segundo ano, e as demais até o terceiro ano de contrato. Fonte: CNN

Página inicial / Brasil / STF atende governador Tarcísio e reverte suspensão para privatização de escolas